FLORITA BEACHWEAR > ANAHATA
A marca Florita Beachwear lança a coleção ANAHATA. São 50 peças como kaftans, camisetas e camisas pintadas à mão feitas em colaboração com as mulheres Huni Kuin do Rio Humaitá, no Acre. A coleção ANAHATA é feita de tecidos de coleções passadas seguindo o estilo e comprometimento da marca com a sustentabilidade.
Em um processo orgânico, a diretora Criativa Julia Almeida-Bailey sentiu um chamado para colaborar com as comunidades indígenas do Brasil – para mergulhar mais profundamente na comunidade brasileira e também honrar seu passado e herança.
Essa jornada é completamente pessoal: a avó de Julia era uma mulher indígena da Bolívia. Em sua procura por seu passado ancestral, Julia foi colocada em contato com a Tribo Huni Kuin, da Aldeia São Vicente do Rio Humaitá, com 146 pessoas vivendo ali e somente acessada por barco. A capital, Rio Branco, é uma distante jornada de quatro dias.
O povo Huni Kuin fala a língua Kaxinawá com um pouco de conhecimento do português. Amê é um dos líderes da vila, que foi nomeada em homenagem ao seu pai, Vicente Saboya, e é a ponte entre a FLORITA e as mulheres Huni Kuin.
Nessa sociedade patriarcal, homens e mulheres têm funções claramente definidas no trabalho e casamento. Enquanto os homens pescam para a vila, as 65 mulheres se certificam de que a vida continua estável. As mulheres Huni Kuin são artesãs excepcionais pintam usando pigmentos e tintas de materiais locais usando um conhecimento cultural que é passado de geração em geração.
Nessa exclusiva colaboração com a FLORITA, as mulheres Huni Kuin pintaram designs únicos nas peças, criando símbolos enraizados em energia espiritual. Suas inspirações vêm de sonhos que tiveram após consumir o tradicional ayahuasca , uma bebida psicodélica, e entrar em transe. Isso reforça a criatividade delas – o resultado é sagrado.
O processo
Nesse momento de incerteza, FLORITA adaptou o processo criativo para operar e produzir essa coleção de forma responsável. 200 máscaras foram enviadas para a vila e as mulheres foram instruídas sobre as medidas de segurança em relação ao COVID-19.
Trabalhar online provou ser uma experiência desafiadora e recompensadora tanto para o time da FLORITA quanto para o povo Huni Kuin. Por causa da atual situação, essa coleção foi criada para ser exclusivamente online.
Através dessa colaboração com a FLORITA, as mulheres receberam diretamente em suas contas bancárias pela primeira vez. FLORITA está diretamente impactando a vida de sete das 22 famílias da vila.
“FLORITA trouxe união e consolidação para a nossa comunidade. É uma marca que não pensa apenas em lucro, mas respeita a educação e valoriza a arte. O dinheiro acaba, mas esse projeto viverá para sempre. É um projeto de importância espiritual. Isso é o que esta coleção representa para nós”, conta José Nilson Sabóia Kaxinawá, herdeiro do povo Huni Kuin do Rio Humaitá.