Catarina Mina

Design e artesanato podem estabelecer entre si uma boa conversa. Uma conversa sincera em que cada um assume e colabora com os seus saberes, a sua história, os seus mundos. Foi dessa intuição e desse desejo que nasceu a Catarina Mina.

Em 2005, iniciamos o trabalho com algumas artesãs do Ceará. Trocamos experiências e juntas fomos tecendo a vontade de valorizar o trabalho artesanal, tornando-o atrativo economicamente e projetando-o de forma que estas e as novas gerações sintam orgulho da atividade.

Assumindo a cultura do artesanato, a Catarina Mina optou em 2015 por abraçar de corpo e alma um caminho. Nossa ideia é: menos esforço financeiro investido na exposição da marca e mais dedicação a quem realmente faz a Catarina Mina. Isso se concretiza na escolha da matéria-prima, no valor pago às costureiras e artesãs e também através do respeito ao seu modo específico de produção. As crocheteiras têm a segurança da renda mensal, mas trabalham em suas casas,  no seu tempo e no seu ritmo próprio. As artesãs traçam ojeito de ser da Catarina Mina e participam efetivamente dos ganhos da empresa. E isso não é fazer discurso. É, simplesmente, o respeito à razão de ser da nossa marca.

O PROJETO #UMACONVERSASINCERA

Uma bolsa guarda um montão de segredos. Mas uma coisa que uma bolsa da Catarina Mina não pode esconder é o seu processo de produção. Afinal, a beleza que chega até as suas mãos é resultado do carinho de muitas outras: as mãos da designer que imagina e desenha, as das artesãs que criam e entrelaçam, as das costureiras que dão a cara final do produto, além das mãos que revisam, embalam e distribuem as peças.

Neste sentido, a Catarina Mina lança uma ideia: expor os custos envolvidos na produção de cada uma de suas peças. É um jeito de tornar visíveis as nossas prioridades e deixar o consumidor por dentro do nosso processo. A marca é a primeira no Brasil a adotar a iniciativa.

Essa iniciativa vai muito na intenção de mover o consumidor em direção a perguntas como: o que há por trás e como funciona a cadeia de moda e de produção de uma forma geral? Que tipos de vida e pensamentos incentivamos com as nossas formas de consumo?

A LINHA ARTESÃ

A linha de produtos “artesã” é concebida exclusivamente pelas crocheteiras. São produtos que sempre fizeram parte do dia a dia delas e que a Catarina Mina quis adotar como forma de incentivar a produção, contribuindo com sua renda e autoestima.  Aqui a porcentagem do valor do produto que fica com as artesãs é ainda mais alta –  só sendo abatidos os custos de material,  marketing, descontos de impostos e porcentagem do cartão da loja virtual. O valor da criação vai todo para elas. Justíssimo, né?


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Catarina Mina
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