Pitaia Rio
A Pitaia Rio é uma marca de moda praia autoral que nasceu com DNA sustentável, levando muito a sério o impacto causado pelas nossas peças no meio ambiente.
Somos uma marca independente e autoral que tem como identidade a cultura brasileira em suas diferentes formas de manifestação. Nossas estampas representam a essência da brasilidade e nossas modelagens únicas e sofisticadas respeitam os diferentes corpos da mulher brasileira, trazendo conforto para seus momentos de lazer.
Desde o nosso nascimento temos nos envolvido na busca constante por matérias-primas inovadoras que possuam menor impacto no meio ambiente. Além disso, nos cercamos de processos dentro da empresa que garantem um novo modelo produtivo aliando sustentabilidade com moda.
Nossas peças de praia são feitas com tecidos biodegradáveis, que utilizam a tecnologia Amni Soul Eco® com certificação ASTM D5511 ( equivalente ao ISO 15985) para garantir sua característica de biodegradação e Oeko-Tex Standard 100 Class 1 que afirma a ausência de substâncias tóxicas. Ainda, é utilizada apenas água de reuso em sua confecção.
Nas peças de roupa trabalhamos apenas com matérias-primas naturalmente biodegradáveis como algodão, viscose e seda, todos com certificação sustentável.
Utilizamos a viscose certificada LENZING™ ECOVERO™ que é extraída de madeira natural de reflorestamento. O manejo das árvores é feito apenas em áreas controladas e certificadas e possui o selo internacional EU Ecolabel, que atesta a produção da viscose com alto padrão de práticas sustentáveis.
O algodão das nossas peças possui rastreabilidade e certificação de não uso de substancias nocivas ao meio ambiente. Confira os selos abaixo:
– STANDARD 100 by OEKO-TEX® 1
– BCI (Better Cotton Initiative)
– Movimento Sou de Algodão
– Fornecedor certificado pela ABVTEX
A seda é uma fibra natural, renovável, biodegradável e compostável. Naturalmente antialérgica, confortável e gentil com a pele. Seu cultivo dispensa o uso de agrotóxicos e gera crédito de carbono (10 amoreiras para uma blusa de 90g de seda). Nossos tecidos de seda recebem acabamento com sabão vegetal a base de soja, menos agressivo com o ambiente.
Além do uso estrito de matérias-primas certificadas, também fazemos upcycling das sobras de tecido e temos como visão para o futuro uma produção com lixo zero. Os retalhos das nossas peças são reaproveitados para fazerem scrunchies (prendedores de cabelo) ou saquinhos de biquíni que são enviados para nossas clientes como presente. Dessa forma, minimizamos o impacto de nossa produção no meio ambiente fazendo upcycling daquilo que é comumente descartado na indústria da moda.
Ainda somos a primeira marca de moda praia a adotar uma política reversa para garantir o correto descarte da matéria-prima tecnológica e, dessa forma, fechar o ciclo de vida do produto – da produção ao correto descarte.
Pensamos no design de nossas peças integrado a um propósito maior, envolvendo uma moda autoral que traz elementos da cultura brasileira e incentiva a geração de renda local de forma justa através de um menor impacto socioambiental.
Nossas campanhas de moda são construídas a partir de um cenário brasileiro diferente do usual. Por isso, convidamos profissionais locais para trabalharem em nossas campanhas e mostrarem a cultura brasileira de forma como as pessoas locais enxergam. Dessa forma atuamos como um agente estimulador da economia local.
Por fim, criamos um auto imposto de 1% sobre todas as vendas que são revertidos para a promoção de uma economia mais sustentável nos locais das nossas campanhas. Atualmente, na campanha fotografada no Pará, escolhemos o instituto IMAZON para fazermos nossas doações.
Essas são apenas algumas de nossas práticas mais importantes. Convidamos a saber mais sobre nossas soluções em www.pitaiario.com.br/sustentabilidade .