Para diminuir os impactos da crise econômica com a chegada do Covid-19, marcas brasileiras se unem para dar continuidade a cadeia produtiva criando o ColetivAs – coletivo de marcas liderado por mulheres empreendedoras.
As marcas participantes são Mariah Rovery Design, Flex Jewel, Pakera Pakera, Janiero body of colours, Tula casqueteria, B.Luxo, Joulik, e Le Beach Peeps.
De 25 de março até dia 30 de abril, parte das vendas online dessas marcas será revertida para ONG Castelinho – Clube de Mães do Brasil. “Agora é um momento de reflexão para todos. Estamos de coração partido com a gravidade dessa pandemia e a amplitude de suas consequências as quais afetarão a todos. Acreditamos, porém, que podemos usar esse período difícil para pensarmos em alternativas mais saudáveis de como vivemos, nos relacionamos e operamos nossos negócios”, conta a designer Mariah Rovery.
https://abest.com.br/wp-content/uploads/2021/01/d-77.jpg7001000abehttps://abest.com.br/wp-content/uploads/2024/06/abest-logo-300x227.pngabe2020-03-26 00:38:002024-06-01 12:38:41Marcas criam ColetivAs para dar continuidade a cadeia produtiva
A designer Flavia Amadeu, especialista em acessórios feitos com borracha da Amazônia, foi escolhida para participar do Green Product Award, premiação que visa promover produtos e conceitos de design sustentável na Alemanha.
Um júri internacional e especializado em sustentabilidade fará o anúncio do vencedor do Green Product Award no dia 30 de abril. Para votar na designer brasileira, acesse: https://www.gp-award.com/en/produkte/Organic-Jewellery.
O trabalho de Flavia Amadeu tem como missão promover impacto social e preservação ambiental a partir do desenvolvimento de projetos e produtos de design. Os projetos apoiam produtores e artesãos locais cujas atividades econômicas estão integradas ao uso sustentável dos recursos naturais.
https://abest.com.br/wp-content/uploads/2020/11/foto_izehz0618_3-organic-jewellery_productlarge-e1606099645880.jpg8991285abehttps://abest.com.br/wp-content/uploads/2024/06/abest-logo-300x227.pngabe2020-03-26 00:00:462020-03-26 00:00:46Flavia Amadeu participa do prêmio Green Product Award na Alemanha
Para o inverno 2020, a designer Kika Simonsen teve o Japão como ponto de partida. Conhecida pelas cores intensas e por mixar elementos de diferentes culturas de forma autoral e contemporânea, a estilista segue em seu exercício para a coleção Akai.
Esse perfume asiático é sentido principalmente nas modelagens que remetem aos shapes tradicionais japoneses. Na prática, camisas com manga quadrada, peças com construções que remetem aos kimonos usados pelas gueixas, mas que aqui surgem com um toque urbano e contemporâneo. Além disso, laços bold reforçam essa inspiração de forma romântica e moderna, ao mesmo tempo. Em comum entre elas: a amplitude das peças, que abraçam o corpo, proporcionando conforto de uma forma ultra sofisticada.
Isso é sentido também no toque, os tecidos proporcionam essa sensação de comodidade – e, claro, caimento. Sedas em diferentes versões, ora puras, ora com fios metalizados são destaques. Mas há ainda linhos mistos, algodão reciclado, malha, tweed e veludo canelado, mostrando como as texturas também foram levadas em consideração na hora da criação.
Sempre sintonizada as ondas mundiais e adepta de novas políticas para sua etiqueta, Kika investiu em tecidos sustentáveis produzidos a partir de retalhos e reciclagem de garrafas pets, além de outros resíduos que iriam gerar poluição ambiental. Por isso todo o processo de tecelagem e tingimento foram idealizados para diminuir o uso de água e deixar etapas convencionais mais eco-friendly. E, claro, mantendo sempre a preocupação de ter um produto final com um padrão de alta qualidade.
Tudo isso tingido por uma cartela de cores vibrante, marcada por intensos tons de rosa, como fúcsia e o pink. E ainda, azul claro, amarelo mostarda, cereja e verde floresta, marcam presença. Uma marca idealizada por uma mulher e voltada para mulheres independentes que fogem do óbvio e não se apegam a tendências, pois sabem que roupas são mais que adornos, são na verdade extensões de suas personalidades artísticas e sensíveis.
De 28 de fevereiro a 02 de março, três marcas brasileiras participaram da Premiere Classe Tuileries, feira especializada no setor de joias e acessórios que aconteceu paralelamente à semana de moda de Paris.
As marcas SERPUI e DOTZ contaram com o apoio do Fashion Label Brasil, da ABEST (Associação Brasileira dos Estilistas), e a ROOM teve o apoio do Texbrasil, da Abit. Os programas de exportação de moda da ABEST e da Abit são frutos de uma ação em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.
Nessa edição, a feira rendeu USD 48 mil em negócios imediatos, com expectativa de USD 80 mil para os próximos 12 meses.
https://abest.com.br/wp-content/uploads/2020/11/foto_uwb8k5740_10-e1606099852189.jpg537768abehttps://abest.com.br/wp-content/uploads/2024/06/abest-logo-300x227.pngabe2020-03-24 00:00:042020-03-24 00:00:04SERPUI, DOTZ e ROOM geram USD 48 mil em negócios realizados durante a Premiere Classe Tuileries
“O que põe você em movimento?” Esta é a frase-guia do 3º Manifesto do Movimento Sou de Algodão, que propõe uma reflexão sobre a origem do que vestimos e consumo consciente. A nova campanha será lançada exclusivamente nos canais digitais do movimento e tem como base as histórias das pessoas que trabalham na cadeia do algodão. Ao longo dos próximos meses, o Sou de Algodão publicará 20 entrevistas com personagens como produtores, tecelões, professores de moda, profissionais da indústria têxtil, comerciantes e formadores de opinião que lidam diretamente com o algodão em suas várias etapas.
Criado pela Abrapa – Associação Brasileira dos Produtores de Algodão e suas 10 associadas, o movimento Sou de Algodão também comemora 4 anos de atuação e colhe os frutos de um trabalho na cadeia produtiva do algodão, unindo todos os atores da cadeia por uma única causa: a moda e o consumo responsáveis.
Milton Garbugio, produtor, presidente da Abrapa e um dos personagens do Manifesto, acredita no potencial da narrativa como ferramenta de conscientização. “São pessoas boas e do bem, que trabalham para que o algodão se firme cada vez mais como a fibra mais sustentável do Brasil. As pessoas vão se identificar com as histórias e entender por que o algodão é uma matéria-prima tão importante para a nossa economia, bem estar e meio ambiente”.
https://abest.com.br/wp-content/uploads/2021/01/d-78.jpg7001000abehttps://abest.com.br/wp-content/uploads/2024/06/abest-logo-300x227.pngabe2020-03-23 13:45:002024-06-01 12:37:53Movimento Sou de Algodão lança Manifesto nesta sexta-feira e exalta profissionais da cadeia
Vem aí o Prêmio Muda 2020! Organizada por Vogue, GQ, Glamour e Casa Vogue, das Edições Globo Condé Nast, a premiação reconhece o empenho de empresas dos setores de moda, beleza e design em aplicar uma cadeia de produção sustentável – o que vai das práticas positivas para o meio ambiente até a gestão consciente de pessoas.
O prêmio mais uma vez será feito em parceria com o Sistema B. Autoridade na avaliação e validação de empresas sustentáveis, a organização – cuja missão é redefinir o conceito de sucesso nos negócios visando o “lucro com benefícios socioambientais” – surgiu nos Estados Unidos em 2006 e hoje está em vários países do mundo: na América do Sul, o Chile foi o primeiro a abraçar o movimento, seguido por Argentina e Colômbia; já no Brasil, chegou em 2013. Entre as empresas brasileiras que já receberam a certificação estão Natura, Insecta, Flavia Aranha e Mãe Terra.
Quem pode se inscrever? Empresas brasileiras (ou com sede no Brasil )dos setores de moda, beleza e design, de pequeno e médio porte, consolidadas ou novatas, que acreditem ter um impacto socioambiental positivo.
Há algum custo para participar? A participação é gratuita. A Avaliação de Impacto B está disponível on-line para empresas de qualquer setor e tamanho. Inscreva-se aqui.
Quais são os requisitos para participar? a. Realizar cadastro na Avaliação de Impacto B
b. Preencher as áreas de Trabalhadores, Comunidade e Meio Ambiente da Avaliação de Impacto B
c. Atuar em um dos setores que serão avaliados Moda, Beleza ou Design
Em caso de dúvidas, a participação das empresas inscritas será validada pelo Comitê de organizadores do Prêmio e se necessário pelo Conselho de Especialistas para garantir que elas são elegíveis ao Prêmio.
Quais são as fases dos prêmios? 1ª fase: Completar as áreas de Trabalhadores, Comunidade e Meio Ambiente da Avaliação de Impacto B. Dessa fase são extraídas as 10 empresas com melhor performance, em cada categoria, que participarão da próxima etapa. 2ª fase: As empresas respondem perguntas qualitativas definidas pelo conselho, a respeito do seu impacto positivo. Essas respostas são avaliadas pelo conselho que seleciona as empresas vencedoras.
Quais são as categorias dos prêmios? Teremos 4 categorias: terra (avaliação sustentável), gente (avaliação social), voto popular (votação livre na internet) e B+ (para aquelas que já são Empresas B Certificadas, escolhidas pelas redações e conselheiros). Além disso, essas 4 categorias são ainda divididas em mais 2: pequenas (até 50 funcionários), médias (mais de 50 funcionários).
Como me cadastrar? Complete suas informações cadastrais para receber o seu login e senha no link fornecido pelo prêmio.*Não esqueça de anotar sua senha! Você pode sair e voltar ao questionário para finalizar suas respostas até o fim do período de inscrições
O que é a avaliação de Impacto B? A Avaliação de Impacto B é uma ferramenta on-line, gratuita e confidencial para as empresas interessadas em compreender e melhorar o seu impacto positivo. Ao final da avaliação, um diagnóstico é fornecido (por meio de uma escala objetiva e compreensiva) sobre o desempenho social e ambiental da empresa nas seguintes áreas: Governança, Trabalhadores, Meio Ambiente, Comunidade e Clientes. Para o Prêmio Muda, não é necessário o preenchimento integral da plataforma, mas fica a nossa dica se você quer se certificar com uma empresa B, ou se quer melhorar sua gestão, considerando o planeta e a sociedade nas suas decisões gerenciais.
Qual o prazo para me inscrever? As inscrições estão abertas até 10.05.2020.
Quando serão anunciados os finalistas? Em junho de 2020.
REGULAMENTO Prêmio Muda PARTICIPANTES QUE JÁ SÃO CADASTRADOS NA AVALIAÇÃO DE IMPACTO B
Não é necessário criar um novo login. Entre em contato com a equipe do Sistema B, informe que já possui cadastro e confirme o seu interesse em participar desta edição do prêmio, no e-mail pedro.augusto@sistemab.orge lucas@sistemab.org. Não esqueça de atualizar suas respostas.
COMO EU SEI SE MEU CADASTRO DO PRÊMIO ESTÁ COMPLETO? Na plataforma, complete as perguntas da Avaliação de Impacto e o Perfil da Empresa e Usuário. Importante: Sempre aperte o botão de Confirmar no canto inferior direito ao responder uma pergunta para assegurar que sua resposta foi salva. Você poderá sair e voltar às perguntas do questionário a qualquer momento, no entanto serão consideradas como respostas finais da Avaliação as que tiverem disponíveis na data do fim das inscrições.
QUAL O TAMANHO DO QUESTIONÁRIO? QUANTO TEMPO LEVA PARA COMPLETAR? A Avaliação de Impacto B contém 240 perguntas (o número de questões pode variar de acordo com as características registradas da empresa). Para o Prêmio Muda, deverão ser preenchidas apenas 3 de 5 áreas da Avaliação de Impacto B(Trabalhadores, Comunidade e Meio Ambiente), que totalizam em torno de 100 perguntas. Em média, o preenchimento da Avaliação leva de 1,5 horas a 2 horas. Sendo de 30 a 45 minutos para cada uma das áreas: trabalhadores, comunidades e meio ambiente. O questionário completo pode ser preenchido, mas somente as 3 áreas serão analisadas para o Prêmio Muda.
O QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO ESTÁ DISPONÍVEL EM PORTUGUÊS, OU OUTROS IDIOMAS? Sim, para alterar o idioma basta você ir nas configurações do usuário e basta selecionar alguns dos idiomas disponíveis para escolher: Inglês, Português, Espanhol e Francês.
SOU UMA EMPRESA COM MENOS DE 12 MESES DE OPERAÇÃO. COMO DEVO PROCEDER? A Avaliação de Impacto B pode ser aplicada a empresas que estão começando. Você deve responder as perguntas conforme o período de operação da empresa.
AS INFORMAÇÕES DIVULGADAS PELA MINHA EMPRESA SERÃO SIGILOSAS? Sim. Suas informações permanecerão sigilosas, a única informação que será utilizada e divulgada entre os organizadores do Prêmio será o seu desempenho geral e em cada categoria. Ao se inscrever no link de acesso do site você concorda em compartilhar sua performance com os organizadores do prêmio e o conselho.
MINHA EMPRESA CONSEGUE TER ACESSO AO QUESTIONÁRIO ANTES DE SE INSCREVER? O questionário gerado é personalizado de acordo com o tamanho, setor e localização da empresa, não há um questionário padrão para todos, portanto não é possível ter acesso ao questionário previamente. No entanto, após o login você pode imprimir uma versão em PDF das questões que irá responder. * Não se esqueça que a versão on-line permite que você salve as respostas a cada passo dado, para que você possa voltar depois e continuar de onde parou.
COMO DISTRIBUO AS QUESTÕES PARA MAIS DE UM RESPONDENTE EM MINHA EMPRESA? Você pode obter a versão em PDF e “imprimir avaliação”, dessa forma compartilhar com os demais participantes de sua equipe. Você também pode adicionar mais de um log in respondente em ‘’Configurações’’, dessa forma mais de uma pessoa na empresa pode acessar o questionário.
A MINHA EMPRESA SERÁ AVALIADA DA MESMA FORMA QUE AS DEMAIS? Cada empresa é avaliada de maneira individual e não comparada com as demais, devido ao nível de ponderação dos questionários personalizados que consideram tamanho (nº de funcionários), setor e localização de cada empresa. Além disso as empresas serão divididas nas categorias Terra e Gente com a divisão de pequenas e médias.
O PRÊMIO AVALIA UM CASE ESPECÍFICO DA EMPRESA? Não. O intuito do prêmio não é avaliar um caso específico, e sim a empresa de maneira sistêmica. A ferramenta de Avaliação de Impacto B funciona exatamente com este propósito de avaliar o impacto integral das empresas.
QUEM É RESPONSÁVEL PELO QUESTIONÁRIO? A Avaliação de Impacto B foi desenvolvida pelo B Lab. Eles são responsáveis pelo envio de senhas, gestão e armazenamento das informações coletadas. O Sistema Bé parceiro internacional do B Lab e opera as relações entre as empresas locais e esta ferramenta. Por isso sempre que tiver dúvidas entre em contato com a equipe local do Sistema B pelo e-mail pedro.augusto@sistemab.org e lucas@sistemab.org.
QUEM SÃO O SISTEMA B E O B-LAB? O Sistema B é o responsável pela difusão desse movimento de Empresas B na América Latina em aliança com B Lab. Nosso objetivo como organização é utilizar a força do negócio como um agente de mudança positiva no mundo, redefinindo o conceito de sucesso nos negócios. Para mais informações sobre o B Lab acesse www.bcorporation.nete sobre o Sistema B www.sistemab.org.
https://abest.com.br/wp-content/uploads/2021/01/foto_e68yj2943_sustentabilidade.jpg7001000abehttps://abest.com.br/wp-content/uploads/2024/06/abest-logo-300x227.pngabe2020-03-23 13:42:002024-06-01 12:37:33Confira todas as informações sobre o Prêmio Muda 2020
Ao lado de 40 designers de joias, a brasileira Ana Khouri se uniu para uma campanha on-line, #Linked, criado pela Share Our Strength, para ajudar a alimentar jovens dos EUA que ficaram vulneráveis após o fechamento de escolas em todo o país devido a preocupações com o coronavírus.
De acordo com a organização sem fins lucrativos, quase 22 milhões de crianças de baixa renda de comunidades de todo o país contam com as refeições gratuitas e a preço reduzido que recebem na escola.
A comunidade de joias finas de Nova York a Los Angeles ajudará a financiar a iniciativa, doando uma parte de suas vendas para a causa.
https://abest.com.br/wp-content/uploads/2020/11/foto_sicra1757_1-e1606099916792.jpg699999abehttps://abest.com.br/wp-content/uploads/2024/06/abest-logo-300x227.pngabe2020-03-17 00:00:042020-03-17 00:00:04Ana Khouri participa da campanha #Linked em apoio a crianças de baixa renda nos EUA
Em função da pandemia do coronavírus (COVID-19), o São Paulo Fashion Week comunicou ontem oficialmente o cancelamento dos desfiles previstos de 24 a 28 de abril. “Diante do cenário atípico e visando preservar a saúde e bem-estar de todos, a programação do Festival SPFW+ e a conferência internacional anunciada para o dia 27 de abril serão replanejadas”.
A temporada SPFW N50, celebrando os 25 anos do São Paulo Fashion Week, está mantida entre os dias 16 e 20 de outubro.
https://abest.com.br/wp-content/uploads/2021/01/d-79.jpg7001000abehttps://abest.com.br/wp-content/uploads/2024/06/abest-logo-300x227.pngabe2020-03-13 13:47:002024-06-01 12:35:58São Paulo Fashion Week cancela desfiles previstos para abril
A Inti, marca beachwear de luxo carioca, apresenta a sua coleção de dois anos da grife e celebra a história que deu origem ano nome INTI.
Considerado como a divindade mais importante para os Incas, seus seguidores acreditavam que o Deus Inti cruzava os céus diariamente, trazendo luz e calor para a terra. Sua retratação rica em ouro vem da crença de que este, na verdade, era o suor do sol. Inti trouxe para a civilização a luz necessária para que pudéssemos enxergar a beleza que nos rodeia, um feito, já não mais exclusivo desse adorado Deus, que agora divide com sua marca homônima.
A marca traduz o minimalismo e a contemporaneidade da arquitetura. A assimetria, traços e recortes estão sempre presentes nas suas coleções. Desenvolvidos com um design atemporal, os modelos são peças únicas que transitam entre a ousadia e a elegância. Além do swimwear e resort a linha NOIR – vestidos, pantalonas e macacões, desenhados para o uso out of beach – compõe o mix da marca.
O uso de tecidos de alta qualidade e aviamentos banhados a ouro, reafirmam a característica da nossa modelagem exclusiva em peças conceituais, valorizando o status de uma estética única. Essa coleção é um marco que fortifica a presença da INTI no mercado de beachwear de luxo nacional e internacional.