SPFW N51 apresenta e apoia o Projeto Sankofa
O SPFW N51 apresenta o Projeto Sankofa para apoiar empreendedores racializados
O SPFW N51 e o Instituto IN-MOD apresentaram o Projeto Sankofa, coautoria do movimento Pretos na Moda e da startup de inovação social VAMO (Vetro Afro Indígena na Moda), para apoiar empreendedores racializados.
A iniciativa pretende promover a inclusão na moda brasileira e dar visibilidade, apoio e suporte aos empreendedores racializados.
No projeto Sankofa, oito marcas selecionadas participam de três edições do São Paulo Fashion Week, recebem uma mentoria e acompanhamento de advogados, publicitários, contadores e psicólogos, e o aconselhamento de uma “madrinha” – uma marca veterana consagrada do SPFW:
Ateliê Mão de Mãe (Gustavo Silvestre, Projeto Ponto Firme)
Az Marias (Isaac Silva)
Meninos Rei (João Pimenta)
Mile Lab (Juliana Jabour)
Naya Violeta (Apartamento 03)
Santa Resistência (Angela Brito)
Silvério (Vitorino Campos)
Ta Studios (Patricia Viera)
A estratégia de apoio da iniciativa é criada a partir das deficiências individuais e necessidades de cada etiqueta.
“É mais uma escola do que um palco para exposição”, explica Natasha Soares, cofundadora do Pretos na Moda, para a Vogue.
“Na tradição africana dos povos acã, sankofa é um ideograma representado por um pássaro com a cabeça voltada para trás, ou por duas linhas curvas que formam um desenho de coração. Para o escritor, professor, e ativista de direitos humanos da população negra, Abdias do Nascimento, seu significado é: ‘retornar ao passado para ressignificar o presente e construir o futuro.’”
#bancodamoda #BemJuntas #iguatemidaily #soudealgodao #spsmdet #spfw #spfwn51 #projetosankofa #sankofa