INSPIRAMAIS celebra uma década de incentivo à moda nacional
Nos dias 14 e 15 de janeiro acontece o Inspiramais, Salão de Inovação e Design de Materiais, no centro de eventos Pro Magno, em São Paulo. Com entrada gratuita para profissionais do setor, entre compradores e formadores de opinião, o Inspiramais recebe atualmente cerca de 7 mil visitantes para conferir de perto produtos com inovações em criação, design, sustentabilidade e tecnologia, em um total de 1.000 produtos exibidos por mais de 180 empresas.
Hoje falamos com toda a indústria nacional, responsável pela produção dos mais diversos itens. Estamos estabelecendo um padrão de produtos mundialmente consumidos, dentro de tendências internacionais e inserindo uma cartela de cores ‘Made in Brazil’, com referências de nossas culturas e elementos regionais, tudo seguindo um conceito de consumo que também fala com o mundo. Assim, levamos o Brasil para umpatamar de excelência”, comenta Ilse Guimarães, superintendente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), uma das entidades responsáveis pela realização do Inspiramais.
Sustentabilidade é o mote principal da temporada que traz SINCRONIA como palavra-chave. O tema discute a conectividade entre os vários aspectos da moda: uma interpretação e reinterpretação de conceitos que contêm o antigo e o novo, uma reflexão de quem somos e as camadas que nos constroem. Entre as referências utilizadas, o pensamento renascentista.
“A velocidade da informação e a sua descentralização e as evoluções da ciência e da tecnologia produzem vários pontos de vista que se conectam em um mundo à flor da pele, no qual verdades, mentiras, o que é o belo e o que queremos esconder se conectam e vem à tona. Nunca vimos tantas referências à disposição das pessoas e estamos no meio de um processo de efervescência e na constante revisão de conceitos sobre a noção de humanidade. Uma efervescência criativa”, explica Walter Rodrigues.
SINCRONIA também marca presença nos projetos especiais do Salão. Atendendo aos setores calçadista, moveleiro, automotivo, confecção, acessórios e bijuterias, em sintonia com a proposta da temporada, o Espaço de Sustentabilidade 2021_I foi criado para dar visibilidade e estímulo a trabalhos e empresas que creem na sustentabilidade como um diferencial para seus produtos.
Ligando o tema Sincronia ao mood dos anos 70, o Projeto +Estampa chega à sua décima terceira edição com participação de seis estúdios. O projeto é uma plataforma de apresentação de trabalhos de estúdios de design de superfície, por meio dos quais são comercializados ilustrações, designs, padrões e estampas, e não a impressão do tecido.
Já o Preview do Couro apresentará o amplo trabalho de pesquisa de materiais e cartela de cores, traduzindo assim as referências para as próximas coleções, o qual vai utilizar as referências para as produções de looks e produtos para os segmentos calçadistas, confecção, acessórios, moveleiro, automotivo e de bijuterias.
Vale lembrar que o projeto se propõe a encorajar o setor coureiro na criação, no aperfeiçoamento e na promoção comercial do couro acabado e autêntico, fomentando a imagem desse produto e dos curtumes no exterior, elevando assima possibilidade de vendas e valorizando toda a cadeia.
Com espaço próprio, Startups ganham visibilidade e mostram soluções para o mercado,unindo sustentabilidade, impacto social e inovação, e a integração da grande indústria brasileira e internacional – em uma oportunidade de troca de experiência, informações e possibilidade de negócios.
Vislumbrando impulsionar e fortalecer a imagem da moda nacional e de seus produtos e atributos no exterior, o Inspiramais recebe jornalistas de diversos países para conhecer as novidades do Salão. A ação faz parte do Projeto Imagem realizado pelo By Brasil Components, Machinery and Chemicals, uma realização da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).
O Salão também recebe buyers internacionais, via Projeto Comprador, de trinta empresas, vindos de países como Argentina, Colômbia, Equador, Índia, México e Peru, ávidos para ter acesso aos materiais para moda produzidos no Brasil.