Muito além de uma hashtag #blacklivesmatter
Arte @reynanoriega_
O movimento #blacklivesmatter fez o mundo se atentar às diversas demandas há séculos exigidas pela comunidade negra. Mais do que nunca, é necessário que se reforce agora sua importância, e que essa atenção não se limite ao momento presente, mas que permaneça como uma pauta permanente de desenvolvimento social. É preciso compreendê-las e atendê-las, traçando um plano de metas para que o que se apresenta hoje transforme a realidade e o futuro de uma moda que se pretende consciente e antenada às mudanças sociais, além da vida de tantos pretos e pretas que estão à espera de oportunidades.
Além do compartilhamento de uma hashtag, é fundamental o compromisso com a inserção desse grupo no quadro de funcionários e o estabelecimento de um plano de carreira, para que não se atenda ao problema somente em medidas quantitativas, mas que a mudança seja estrutural.
Uma moda que representa a realidade do país precisaria ter pelo menos 54% de presença negra em todos os seus setores, desde modelos, à equipe de vendas e criação. Para uma verdadeira transformação, é essencial que os negros estejam presentes em todos os níveis.
Seguir escutando o que temos a dizer é fundamental para avançarmos na busca de uma sociedade mais justa e igualitária, e a moda, enquanto agente influenciador de mentes e mundos, tem um papel muito importante nessa renovação.