A moda pode sobreviver a uma segunda onda de Covid-19?

Reprodução: Vogue Business
POR GEORGE ARNETT

Mesmo quando as lojas permanecem abertas, as vendas de roupas caíram mais rapidamente em áreas onde novas restrições de bloqueio foram promulgadas. O fato de permitir que as lojas permanecessem abertas não impediu que uma segunda onda de lockdown por causa do Covid-19 atingisse as vendas de varejo de moda nos Estados Unidos, Austrália e em toda a Europa, aumentando os temores de falências em grande escala. 

As receitas de vendas de moda e mercadorias em geral diminuíram em média 7,3% nos Estados Unidos em julho, como mostraram dados agregados de gastos com cartão de crédito e débito pela Affinity Solutions. Na Califórnia, Texas e Arizona, onde as restrições de lockdown foram reintroduzidas em junho, as quedas foram consideravelmente maiores, com a Califórnia caindo 19,9%, o Texas caindo 13,2% e o Arizona caindo 18% nos dados do Opportunity Insights, uma equipe de economistas baseada na Universidade de Harvard.

Os varejistas de moda estão entre os mais atingidos pela pandemia do Covid-19, com muitos já à beira da administration (entrar em administração é quando uma empresa se torna insolvente e é colocada sob a gestão de Licensed Insolvency Practitioners. Os diretores e os credores podem nomear administradores por meio de um processo judicial a fim de proteger a empresa e sua posição o tanto quanto possível) ou fazendo cortes significativos em suas redes de lojas e força de trabalho. O ressurgimento da Covid-19 nos Estados Unidos, Austrália e alguns países europeus assim como outros lockdowns aconteceram, e muitos governos anunciaram planos de reduzir o apoio às empresas. Essas tendências, agravadas pelo estresse que a reabertura e o fechamento intermitentes têm sobre os negócios, podem levar muito mais varejistas à falência até o final do ano. 

“Não há dúvida de que isso realmente levará a alguma consolidação no setor de varejo. Veremos os varejistas fecharem ”, disse Paul Zahra, CEO da Australian Retailers Association.

Os varejistas nos Estados Unidos tiveram permissão, em geral, para continuar operando mesmo com outras medidas para combater a Covid-19 sendo introduzidas, mas a Bélgica agora está restringindo o tempo de compras a 30 minutos no máximo por adulto, enquanto as lojas em Melbourne foram voluntariamente fechadas conforme os residentes foram instruídos a ficar em casa. O único bloqueio local até agora no Reino Unido forçou todos os varejistas de moda em Leicester a fecharem suas portas por mais de um mês. 

“Nossos membros na Alemanha, que encerraram a maioria de suas operações não alimentícias por dois meses, incluindo todas as lojas de moda, previram que provavelmente 30% das lojas afetadas, principalmente na área da moda, nunca abrirão novamente ou irão à falência até o final do ano ”, diz Neil McMillan, diretor de defesa e assuntos políticos da EuroCommerce, a associação de varejo e atacado na Europa. 

A boutique Dot Comme, em Melbourne, viu o tráfego de sua loja ser eliminado quando o governo de Victoria reintroduziu medidas de lockdown, e um negócio de e-commerce secundário na Farfetch não compensou as perdas. Sua segunda loja em Xangai, inaugurada no início do ano, vai fechar agora. “A cidade está bastante deprimida no momento”, diz o proprietário Octavius La Rosa. 

Os fundos do governo estão em jogo 

As associações de varejo na Europa e na Austrália dizem que qualquer segunda paralisação provavelmente será consideravelmente mais brutal para os negócios se os governos abandonarem os esquemas de apoio introduzidos durante a primeira onda da pandemia. O governo australiano já decidiu cortar o fundo fornecido por meio de seu programas de apoio ao Jobkeeper para trabalhadores desempregados em cerca de três quartos. Quase um milhão de trabalhadores em Victoria têm contado com esse auxílio emergencial e o orçamento mais baixo “provavelmente removerá uma quantidade significativa de estímulo da economia”, disseram analistas do Goldman Sachs. 

O Reino Unido também está planejando encerrar seu programa de auxílio aos trabalhadores equivalente nos próximos meses, e uma moratória sobre despejos de aluguel por proprietários expira no outono. “As licenças de trabalho têm ajudado muito a atenuar a dor, mas quaisquer fechamentos adicionais sem esquemas de licença seriam muito, muito dolorosos”, disse Simon Irwin, analista de varejo do Credit Suisse. 

As famosas marcas britânicas de produtos básicos TM Lewin, Debenhams e Monsoon estão entre as empresas que entraram em administration nos últimos meses. Irwin diz que nos próximos seis meses “espera-se um avanço significativo em ambas as empresas, reduzindo suas propriedades com armazéns e reestruturação”. 

O apoio financeiro ainda pode estar a caminho nos Estados Unidos, onde os dois principais partidos políticos estão debatendo pacotes de estímulo concorrentes. Isso se basearia na série inicial de empréstimos, créditos fiscais e expansão dos benefícios de desemprego introduzida pelo governo federal na primavera. A US National Retail Federation acolheu muitas das medidas incluídas na versão republicana do projeto de lei, apresentado pelo líder da maioria no Senado, Mitch McConnell. 

Pode ser tarde demais para algumas marcas de moda. Ascena se tornou o nome mais recente a entrar com o processo de concordata, Chapter 11 (o Capítulo 11 é uma forma de falência que envolve a reorganização dos negócios, dívidas e ativos do devedor e, por esse motivo, é conhecida como falência de “reorganização”), nos Estados Unidos, seguido por JC Penney, Neiman Marcus, Lucky Brand e Brooks Brothers. “Há uma falência toda semana e eles geralmente são comerciantes de moda ou lojas de departamentos … isso vai continuar”, diz Sucharita Kodali, analista de varejo da Forrester. 

Além do apoio governamental incerto, os varejistas também enfrentam mudanças esporádicas nas restrições. Na cidade de Leicester, no Reino Unido, um surto de Covid-19 forçou todas as lojas não essenciais a fechar apenas duas semanas após a reabertura. Esses varejistas começaram a abrir suas portas novamente na semana passada, mas o número de visitantes ainda era cerca de 30% menor em relação aos números de meados de junho. 

“As empresas precisam de uma comunicação clara em tempo hábil para avisar sobre o planejamento de fechamentos e reaberturas – proteger as instalações, liberar funcionários e gerenciar os níveis de estoque para minimizar o desperdício não acontece da noite para o dia”, disse Simon Jenner, diretor do Leicester Business Improvement District, que reduziu a discrepância no número de pessoas às contínuas restrições às viagens para a cidade. 

O tráfego de pessoas continua baixo, mesmo quando as lojas reabrem

O aumento de casos em qualquer lugar do mundo geralmente está relacionado a menos tráfego de varejo, já que os consumidores são impedidos de ir aos centros das cidades para fazer compras, levando alguns varejistas a fechar lojas mesmo sem ordens do governo. 

Nos EUA, as compras são consideradas uma atividade mais segura do que ir a academias, bares ou restaurantes, diz Jason Brewer, EVP de comunicações e assuntos de estado da Retail Industry Leaders Association. Lojas totalmente localizadas dentro de áreas internas de shopping centers são as únicas que foram fechadas na Califórnia, afetando desproporcionalmente algumas marcas mais do que outras. PVH, a empresa-mãe de Tommy Hilfiger e Calvin Klein, teve que fechar cinco de suas 66 lojas no estado, enquanto inquilinos do mesmo tamanho com acesso externo, como Nordstrom e JC Penney, conseguiram manter aberta uma proporção muito maior de pontos de venda. A Gap fechou temporariamente 43 de suas 76 lojas na Califórnia, embora muitas delas não sejam outlets de shopping centers. 

Vários clientes de Eric Fisch, chefe do departamento de vestuário do HSBC EUA, estão optando por reabrir apenas lojas selecionadas na Califórnia porque o tráfego não justifica a despesa de reabrir todos os pontos de venda. “No momento, essa é uma decisão temporária, mas veremos se algumas delas se tornam permanentes”, diz ele. 

Quase 14.000 empresas de compras e varejo nos Estados Unidos que abriram em 1º de março permaneceram temporariamente fechadas em 15 de julho, de acordo com os números do site de diretório de negócios Yelp. Também permanece a perspectiva de que algumas das lojas que estão abertas possam fechar novamente, apesar do que as autoridades locais dizem. O CEO da Levi’s, Chip Bergh, disse recentemente ao Financial Times que isso era “quase uma certeza” em algumas das regiões mais afetadas. As empresas de tecnologia Apple e Microsoft estão entre as mais pró-ativas no fechamento de lojas, com a última anunciando recentemente que não planejava reabrir nenhuma de suas instalações fechadas mesmo em pontos de venda de rua. 

Esse ioiô de ciclo de reabertura afeta principalmente pequenas empresas como a Dot Comme em Melbourne, onde La Rosa está lutando com o futuro de seu negócio. “É um pouco difícil ser positivo agora”, diz ele, “eu deveria estar pensando mais no que fazer a seguir”.

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