ABEST apoia a 4ª edição do Prêmio Brasil Criativo
Na véspera do aniversário de São Paulo (24 de janeiro) aconteceu no Centro Cultural de São Paulo a 4ª edição do Prêmio Brasil Criativo, a premiação oficial da Economia Criativa brasileira, apresentado pela 3M e apoiado pelo Ministério da Cultura e Abest.
O evento idealizado por Lucas Foster contou com a presença dos finalistas e profissionais de cada área, shows do Bloco Afro IIu Oba de Min e da cantora, atriz e ativista indígena Kaê Guajarara além da exposição do Programa Fashion Sampa (parceria com SPFW e Casa de Criadores).
As peças expostas pelo Fashion Sampa foram feitas por mulheres da Cidade Tiradentes (onde existe o maior complexo habitacional da américa latina) e da Brasilândia, dois bairros vulneráveis com alto índice de feminicídio em São Paulo. Em busca da inclusão produtiva no mercado de trabalho e geração de renda, foram produzidas 32 peças que ressoaram no mundo todo pela visibilidade em desfiles de fechamento do último SPFW em novembro, evidenciando os grandes profissionais e criadores nas comunidades.
Dentre as peças, uma capa versátil que pode se transformar e várias outras peças, tem origens como almofadas, blusas customizadas e peças pessoais revisitadas, reutilizando resíduos têxteis. A estampa dessa obra expressa regionalidade, diversidade, relações de gênero e vida, feita em conjunto por várias mãos criativas diferentes.
Quem levou o prêmio da noite na categoria Moda foi a Marca Foz (São Paulo, SP), que era finalista junto da Estamparia Artesanal (Barra Mansa, RJ) e Oyá Criativa (Salvador, BA).
Para conferir os premiados de todas as categorias, acesse https://www.premiobrasilcriativo.com.br/blog/premio-brasil-criativo-apresenta-vencedores-da-sua-edicao-2023