Amazônia Fashion Week chega à 18a edição

O Amazônia Fashion Week (AFW), a mais importante semana de moda do Norte do país, realizado pela Associação de Costureiras e Artesãs da Amazônia (Costamazônia), chega, neste ano, à sua 18a edição entre os dias 16 e 18 de novembro, em espaços da Universidade da Amazônia (UNAMA) e no São José Liberto, com todos os eventos gratuitos e abertos ao público. Desta vez, o tema será Moda & Vida.

O evento de abertura, na quinta-feira (16/11), às 19h, será no Auditório David Mufarrej, na UNAMA, com a palestra de Marcela Rodrigues, jornalista e designer de São Paulo convidada especial do evento. A profissional, cuja atuação é voltada à sustentabilidade e regeneração e que é também facilitadora em consumo responsável e bem-estar, abordará o tema “Os pilares da vida sustentável: do estilo de vida ao consumo consciente”.

Na sequência, representantes da Associação Brasileira de Estilistas (ABEST) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEXBRASIL) falarão sobre o mercado atual da moda. A noite se encerrará com o desfile da coleção Amazônia Domina, criada e confeccionada por um grupo de seis alunos do curso de Moda da UNAMA e que foi classificada entre as oito melhores coleções do Brasil no concurso Dragão Fashion, em Fortaleza (CE), em junho de 2023.

Na sexta-feira (17/11), no Espaço São José Liberto, a partir das 18h30, oito marcas, já consolidadas no cenário fashion da cidade e até em âmbito nacional, apresentam coleções que celebram a diversidade humana em suas mais variadas formas: etnias, silhuetas, cabelos, idade etc. São elas: Madame Floresta, Amazônia Kãma (marca da cidade de Castanhal-PA), Jalunalé, Ludimila Heringer, Amazônia Zen, Luxamazon, La Mégèree e Costamazônia. Ainda neste dia, haverá a participação especial da estilista paraense Sandra Machado, hoje residente em São Paulo. Com a coleção Aracne, Sandra celebra sua terceira participação no AFW – em 2013 ela apresentou a coleção Frida Kahlo na Amazônia e, em 2015, a coleção Maria Sybilla.

No sábado (18/11), também no Espaço São José Liberto, a partir das 17h, será a vez dos novos criadores apresentarem suas coleções. Desta vez, serão nove, selecionados por meio de um edital cuja exigência principal era que suas criações contivessem algum tipo de inovação em tecnologias sustentáveis. Os

selecionados foram: Maya Mariana, Michele Lima, Deise Gurjão, Erick Oliveira, Tainá Cosme, Hellana Costa, Giana Rocha Bolsas, Nilma Arraes e a Cooperativa Social Trabalho Arte Feminina Empreendedora (COOSTAFE) – formada por mulheres privadas de liberdade. Essas coleções terão oito looks cada uma, entre vestuário e acessórios.

O tema escolhido para este ano é Moda & Vida, pois cada vez mais a moda está se voltando para a vida das pessoas. “No mundo atual, as pessoas começam a contestar esses padrões pré-estabelecidos pela moda e a buscar a criação de identidades de vida real, com seus corpos, gostos, interesses e vivências. No rol das peças de vestuários e acessórios encontra-se uma oferta interminável de signos e de combinações destes, onde se pode fazer uma seleção compondo um determinado discurso da aparência. Discurso esse criado e recriado conforme o ambiente e conforme a aceitação que coincide com a projeção a ser dada por cada indivíduo ao que ele quer parecer”, explica Felicia Assmar Maia, coordenadora geral do evento.

Felicia explica, ainda, que no momento em que o mundo vive, a moda se solidifica como um meio de comunicação. “As roupas que se escolhe usar, com seus complementos, como calçados e acessórios, e as cores que eles apresentam, dizem algo sobre uma pessoa. Podemos considerar que uma das funções da moda é, supostamente, contribuir para a formação da identidade. Isso está associado à ênfase na autorrealização – um fenômeno extremamente moderno”, argumenta Felicia, que atua também como professora universitária na área.

1o Congresso Amazônico de Moda, Design e Inovação

Um dos grandes diferenciais do evento neste ano é que, de forma concomitante a ele, acontecerá o 1o Congresso Amazônico de Moda, Design e Inovação – resultado do Prêmio de Incentivo à Arte e à Cultura da Fundação Cultural do Pará recebido pela Costamazônia. O evento será entre os dias 13 e 18 de novembro, com palestras, oficinas e apresentação de resultados de projetos de Iniciação Científica, na UNAMA; e, no Espaço São José Liberto, na quarta-feira (15/11), haverá a abertura da exposição Moda & Inovação, com roupas e acessórios que apresentam inovações tanto no uso de matérias-primas quanto em suas tipologias de manualidade ou em seus processos de construção.

O congresso tem a proposta de reunir profissionais e estudantes para debater sobre temas como sustentabilidade e inovações, além de demonstrar como, na prática, essas experimentações se concretizam em produtos de moda, que serão apresentados em desfiles de coleções com materiais inovadores pelos novos criadores no Amazônia Fashion Week.

A proposta do congresso vem ao encontro da necessidade atual de abordar questões relacionadas à sustentabilidade. Produtores e consumidores precisam entender os pilares dessa nova realidade, a qual traz mudanças importantes que afetam a escolha de matérias primas, os processos produtivos, a divulgação dos produtos e também o comportamento do consumidor.

“O consumo rápido e exagerado de produtos a cada estação está cedendo espaço ao slow fashion, que se consagra com a produção de peças atemporais e duráveis. O resultado que se quer alcançar com a realização do Congresso Amazônico de Moda, Design e Inovação é a descoberta de novas matérias primas e novas técnicas de manejo e produção, principalmente porque a Amazônia tem uma natureza muito rica e que pode fornecer recursos naturais renováveis sem destruir a floresta. Assim, a área da Economia Criativa se beneficia com o talento de novos criadores”, acredita Felicia.

Sobre o AFW

O AFW é organizado desde 2007 pela Associação de Costureiras e Artesãs da Amazônia, a Costamazônia. Para Felicia, após tanto tempo no cenário da Moda local, o Amazônia Fashion Week reforça sua função de divulgar a moda na região amazônica, contribuindo para o fortalecimento do mercado para os produtos da indústria local. “Esse cenário se torna propício para a geração de empregos por causa de iniciativas locais de novos investimentos na área de confecção, concorrendo para o desenvolvimento econômico da região”, explica ela.

O AFW tem o apoio da Universidade da Amazônia, que é parceira do evento por meio do Curso de Bacharelado em Moda. Essa parceria contribui inclusive para o fomento do mercado local, já que proporciona estágio para os alunos do curso, que têm a oportunidade de adquirir vivência profissional na área de produção de moda.

Os resultados positivos das dezessete edições do AFW, de 2007 a 2022, e o crescimento da produção local por meio de micro e pequenos empreendedores impulsionam o trabalho de divulgação da produção de moda local, para que esta, passando a ter credibilidade no setor econômico, possa conduzir à criação de um polo de moda na região, tendo como ponto de referência a cidade de Belém, no Estado do Pará.

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