Ana Khouri lança manifesto por joalheria consciente na Frieze Art Fair Los Angeles

Reprodução: Vogue Brasil

Não é de hoje que Ana Khouri defende na teoria e na prática a joalheria sustentável: há anos, a brasileira radicada em Nova York utiliza ouro responsável da Fairmined, empresa que garante captação e trâmites social e ecologicamente conscientes de metais e gemas preciosas. Agora, no entanto, a designer de joias transforma seu modus operandi em um verdadeiro Manifesto, título que deu a uma instalação armada na Frieze Art Fair Los Angeles entre os dias 14 e 16.02.

No evento, que concentra todos os olhares de design, arte e luxo internacionais, Ana apresenta uma coleção de quatro anéis, batizada Maia, feita de ouro, esmeralda, diamantes e safiras, e inspirada pela forma de uma mola. “Enquanto criava essa peça, pensei na mola como um símbolo de conexão, de dar e receber e também de reciclar”, explicou a designer, que fez ainda a leitura de um manifesto, propriamente dito, para celebrar o lançamento e o movimento. 

Vale lembrar que, para além da joalheria, Ana incentiva práticas sustentáveis na moda com o Projeto Ovo, hub que concentra doações de roupas e acessórios e possibilita acesso de ONGs e instituições filantrópicas à arrecadação direta resultante da venda das peças recolhidas. 

© Copyright - ABEST
PT