As 8 principais tendências de e-commerce B2B para 2021

Reprodução: Fashion United.com

2020 foi um ano marcado por uma perseverança e criatividade sem precedentes, e novas perspectivas sobre as melhores formas de gerir uma empresa. Em meio a inúmeras mudanças e obstáculos no setor, o e-commerce B2B continuou a apresentar grandes aumentos no crescimento e rendimento.

Com números como vendas no varejo eletrônico respondendo por 14,1% de todas as vendas globais no varejo e com projeção de atingir 22% até 2023, a importância do comércio eletrônico B2B, atacado online e e-commerce como um todo também continuará a crescer.

Este post fornecerá uma olhada em algumas das tendências mais populares do comércio eletrônico B2B a serem observadas em 2021, que as marcas podem implementar para prosperar e levar os negócios ao próximo nível. 

1. Transparência é imprescindível

Nem é preciso dizer que a transparência é crítica para o sucesso de qualquer negócio, mas especialmente em 2021, quando mais e mais transações comerciais estão acontecendo online.

Tradicionalmente, compradores têm mais oportunidades de encontrar as marcas pessoalmente, em feiras e showrooms da vida real. Esse tipo de interação oferece uma oportunidade de ver e tocar nos produtos, além de fazer perguntas diretas sobre a qualidade e o preço. Hoje, por razões de segurança e devido aos avanços na tecnologia de e-commerce B2B, mais e mais interações de compra estão acontecendo virtualmente.

Mas isso não significa que a transparência sobre a qualidade e o preço seja menos importante. Na verdade, 44% dos compradores B2B dizem que querem preços claros em sites de e-commerce. Marcas que podem fornecer preços transparentes e informações de qualidade, bem como uma experiência de usuário fluida por meio de tecnologia inteligente irão conquistar marcas que não o fazem.

2. Os compradores valorizam experiências de compra personalizadas

A transparência não é apenas a chave no mundo das compras online, mas também as experiências personalizadas. Mais e mais compradores anseiam por experiências de compra orientadas por dados e adaptadas às necessidades de seus clientes de varejo.

Ao comprar online, as estatísticas mostram que um em cada três compradores optou por comprar de marcas que personalizam com IA, funcionalidade de pedido preditivo, catálogos de produtos personalizados e reordenamento com um clique, para citar alguns recursos de personalização essenciais.

Marcas que investem em ferramentas de personalização, como software de coleta de dados, software de planejamento de recursos empresariais e uma plataforma de e-commerce B2B personalizável que digitaliza seu processo de venda exclusivo se destacarão na multidão.

A pesquisa do setor quantifica isso, mostrando que os mecanismos de personalização que reconhecem a intenção do cliente ajudam os negócios online a aumentar os lucros em até 15%.

3. Os mercados online B2B e os mercados de nicho estão em alta

Neste momento, 26% dos compradores B2B dizem que os mercados online são seu canal de compra preferido, e a pesquisa da Sapio sobre o processo de compra B2B mostra que apenas 6% dos compradores B2B não usam atualmente os mercados online.

Os números refletem a popularidade dos mercados online, uma vez que são projetados para responder por 40% do mercado global de varejo online. A Gartner projetou que essa tendência continuará nos próximos anos, e que 75% dos gastos com compras B2B ocorrerão por meio do mercado online.

Os mercados online permanecerão populares ao longo de 2021 e continuarão a ganhar força, mas há mais uma mudança importante para as marcas e compradores se lembrarem.

Com mais demanda por experiências de compra personalizadas, o mercado está vendo mercados online de nichos mais especializados.

Um exemplo é o mergulho da Amazon no setor de saúde para permitir mais vendas de suprimentos médicos online. Mercados online menores e soluções de e-commerce também estão fornecendo experiências de vendas de nicho este ano.

No mundo do atacado, especificamente, a indústria está vendo mais mercados e ferramentas de e-commerce para os compradores participarem de feiras comerciais online completas.

Uma excelente forma de as marcas envolverem os compradores é examinar mais de perto os mercados online e as ferramentas que facilitam a compra e venda B2B online.

4. Mais líderes de B2B acreditam que as soluções de e-commerce são essenciais

Antes da pandemia global deste ano, 48% dos compradores B2B disseram que o self-service era mais importante do que as interações de vendas tradicionais, de acordo com uma pesquisa da McKinsey & Company.

Desde a pandemia, esse número aumentou 18%, com 66% dos compradores dizendo preferir as opções de self-service devido ao COVID-19.

Embora os compradores exijam mais soluções de comércio eletrônico, é fundamental que as marcas se lembrem de que nem todas as soluções são criadas iguais.

A McKinsey & Company também aprendeu que os três principais problemas mais frustrantes com sites de fornecedores incluíam a duração do processo de pedido (36%), dificuldade em encontrar produtos (34%) e falhas técnicas com o pedido (33%).

É importante que os compradores invistam em soluções de e-commerce, mas não em qualquer solução de self-service. Marcas que tornam mais fácil para os compradores fazerem compras, encontrar o que estão procurando e que fornecem uma experiência de usuário perfeita terão mais sucesso.

Além disso, embora o início do COVID-19 tenha aumentado rapidamente a necessidade de plataformas de comércio eletrônico inteligentes, os pesquisadores projetam que a tendência de usar soluções de vendas digitais continuará após o COVID-19. Na verdade, 80% dos tomadores de decisão dizem que manterão seu novo modelo de vendas por pelo menos 12 meses após o fim da pandemia.

Este movimento em direção à venda e compra online continuará no futuro, tornando-se o momento perfeito para a digitalização das marcas de atacado.

5. Há uma mudança em direção ao atendimento e entrega rápida de pedidos

À medida que mais empresas B2B participam da rápida transformação digital, os clientes não estão dispostos a permitir atrasos no cumprimento e na entrega. Os clientes esperam as mesmas opções de remessa rápida que as empresas B2C de longa data oferecem.

Na verdade, um estudo recente mostra que 94% dos compradores B2B esperam o mesmo nível de satisfação do cliente que obtêm quando fazem compras pessoais. Para ser mais concreto, essas expectativas de satisfação do cliente incluem coisas como baixo custo, alta transparência e entrega rápida de mercadorias, de acordo com a CCJ Digital.

A geração millennials é particularmente exigente quando se trata de esperar uma entrega rápida. As estatísticas mostram que 56% dos millennials esperam entrega no mesmo dia.

Por que as expectativas dos millennials são importantes para as marcas de comércio eletrônico B2B?

As estatísticas mostram que 73% dos trabalhadores da geração Y estão envolvidos nas decisões de compra B2B. A pesquisa da TrustRadius mostra que mais de 45% dos compradores de tecnologia B2B têm entre 25 e 34 anos, o que significa que a geração Y é o maior grupo demográfico de compra de B2B.

Para acompanhar as demandas dos compradores, especialmente entre os compradores millennials, as marcas de e-commerce B2B podem considerar soluções de atendimento e entrega por meio de parceria com uma empresa de logística terceirizada e procurar fornecer opções de envio aprimoradas desde o início.

Outra ideia é automatizar o processo de armazenamento. A automação normalmente reduz o erro humano e torna o processo de atendimento mais eficiente.

De qualquer forma, investir no atendimento e envio de pedidos na velocidade da luz é uma tendência que vem junto com mais empresas B2B passando por rápidas transformações digitais em 2021.

6. Os compradores desejam mais opções de pagamento

Conforme as marcas de atacado B2B movem as vendas online e adotam a tecnologia de vendas de comércio eletrônico, é importante lembrar de tornar o processo de pagamento perfeito.

Os compradores B2B têm muito que fazer, incluindo fazer compras, gerenciar fluxo de caixa e orçamentos. As marcas de comércio eletrônico devem fazer tudo ao seu alcance para facilitar o processo de pagamento para os compradores. Os especialistas recomendam reavaliar suas opções de pagamento para ver se sua marca precisa de atualizações.

Quanto mais flexibilidade e valor pessoal você oferecer aos seus compradores B2B, maiores serão suas conversões. Na verdade, as estatísticas mostram que, se você oferecer as três opções de pagamento mais usadas aos seus compradores, poderá aumentar suas vendas em até 71%.

Em termos de transações B2B, a maioria das marcas provavelmente já oferece pagamento por meio dos principais cartões de crédito. Outras ideias incluem a implementação de planos de pagamento, fornecimento de ordens de compra ou mesmo extensão de crédito.

Outra ideia é investir em uma solução de pagamento de e-commerce de primeira linha que permite todas as integrações, incluindo os principais cartões de crédito, ApplePay, PayPal, Amazon Pay, ordens de pagamento, BitCoin, Venmo e muito mais.

Conforme 2021 se aproxima de nós, reserve um tempo para avaliar e otimizar suas opções de pagamento.

7. Uma excelente experiência do cliente é essencial

Outra tendência de e-commerce B2B de 2021 é a necessidade de fornecer uma experiência de usuário estelar para seus varejistas. Excelente experiência do cliente e do usuário é essencial, considerando que 86% dos compradores estão dispostos a pagar mais por uma boa experiência. Além disso, os compradores estão dispostos a pagar em média 13% a mais por recursos adicionais e itens de luxo quando a experiência do cliente for excelente.

Para converter seus compradores em clientes fiéis e fornecer as boas experiências desejadas, torne mais fácil para os usuários navegar em seu site e usar as soluções de e-commerce escolhidas.

Considere o uso de uma solução de vendas de comércio eletrônico B2B que facilite a conexão com os clientes, comunique-se com clareza, agende reuniões virtuais e exiba seus produtos em um ambiente digital.

Proporcionar uma ótima experiência ao cliente também significa facilitar a navegação em suas planilhas, visualizar seus produtos com facilidade e fazer um pedido sem problemas. E não economize no design, produção de conteúdo, resoluções de imagem de produto de qualidade ou descrições de produto.

8. O atacado veio para ficar

O atacado ainda é um dos maiores impulsionadores de receita para as marcas em 2020. No próximo Relatório da Indústria de Atacado da NuORDER, quase todos os entrevistados relataram que o atacado é o canal em que mais estão investindo.

Embora o relatório mostrasse que havia insegurança sobre como as marcas viam o futuro do atacado em meio ao COVID-19, o sentimento geral era de que o varejo não vai a lugar nenhum tão cedo.

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