Como usar o privilégio branco para uma sociedade antirracista?Como usar o privilégio branco para uma sociedade antirracista?

,

Por Isabela Oliveira

Como usar o privilégio branco para uma sociedade antirracista? Em primeiro lugar é necessário ter consciência de seu privilégio branco. Ele significa que o tom da sua pele não é o fator que deixa sua vida mais complicada. A sociedade lê indivíduos brancos de forma diferente do que a faz com negros.

Por mais que existam diferentes tipos de privilégio, este é um com o qual se nasce e não há qualquer intervenção comportamental, estética ou financeira que a altere. Ele existe como resultado direto do racismo. Estrutura que oprime os negros através de preconceitos e práticas.

Reconhecido este privilégio se torna imperativo utilizar-se dele para combater a sociedade racista, deixando de beneficiar-se de um sistema que historicamente reprime corpos negros.

A inclusão de negros em seu convívio social ou hábitos de leitura (entre outros) torna possível a percepção de problemas vividos diariamente e oriundos somente da cor da pele. Por isso nos ouça e não fique alheio diante de situações racistas. Quem não luta contra esse tipo de sociedade coopera com ela.

© Copyright - ABEST
PT