Copenhagen Fashion Week e o plano de sustentabilidade

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Segundo a Vogue, Copenhagen, eleita a capital mais verde da Europa, um dos dez melhores lugares para se viver no mundo, e sede de um dos maiores e mais importantes fashion summits, apresentou na semana de moda um plano de ação de sustentabilidade, que incentiva e avalia as marcas a agirem de forma mais consciente e responsável.

“Este momento serve para reafirmar o que acreditamos: que as semanas da moda precisam tomar uma atitude para conduzir uma transição sustentável dentro da indústria da moda e não ser apenas uma plataforma para exibir as coleções”, Cecilie Thorsmark, CEO da CFW.

As emissões de CO2 de uma semana de moda – em relação ao impacto da produção – são pequenas. Aproximadamente 70% das emissões são de operações upstream, como produção e processamento de materiais. Enquanto a CFW está trabalhando para reduzir suas próprias emissões e planeja voltar a ser um evento físico, sua maior influência será na redução dos impactos negativos dentro da indústria em geral.

“A CFW pode desempenhar um papel vital na definição de uma agenda global”, “seu plano de ação estimula as marcas participantes a se tornarem mais sustentáveis em um período de tempo relativamente curto” afirmam Rikke Baumgarten e Helle Hestehave, fundadores da Baum und Pferdgarten.

O plano de ação da CFW 2023 inclui 17 requisitos mínimos que as marcas terão que cumprir para acelerar a transição sustentável- como não destruir roupas não vendidas, ter pelo menos 50 por cento de têxteis certificados, orgânicos, reciclados ou reutilizados em todas as coleções e usar apenas embalagens sustentáveis.

As diretrizes agora também afirmam que as marcas devem oferecer oportunidades iguais e operar um ambiente de trabalho seguro, saudável e respeitoso para todos os funcionários, livre de assédio e discriminação. “Queríamos desenvolver diretrizes de trabalho que considerassem todos os aspectos da cadeia de valor empresarial”, diz Thorsmark. “Você poderia conseguir uma pontuação alta, mas deixar de considerar uma área, como as condições de trabalho – foi isso que nos motivou a adicionar padrões mínimos”. “No nosso mundo, é preciso olhar holisticamente para a sustentabilidade. Não acho que você possa se denominar uma marca sustentável se não estiver trabalhando ativamente toda a sua cadeia de valor”.

Por enquanto, Copenhague é uma exceção no calendário mensal da moda com um padrão mínimo de sustentabilidade das marcas participantes. Mas, o CEO da CFW espera que outras plataformas utilizem as diretrizes de trabalho.

“Se queremos mesmo ter um impacto global na indústria da moda, então não pode ser apenas o CFW”, disse Thorsmark. “A indústria está definitivamente receptiva a mudanças agora”, “a maioria das marcas já embarcou nas suas jornadas sustentáveis”, “precisamos que outras semanas de moda e outras grandes plataformas de moda continuem com isso também”.

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