Designers da ABEST apresentam suas criações no Projeto Conexão Criativa e Comercial
Promover a diversidade e a riqueza do design brasileiro é a proposta do Projeto Conexão Criativa e Comercial, realizado pela Assintecal e com apoio da ABEST (Associação Brasileira de Estilistas), apresentado no Inspiramais, que aconteceu nos dias 14 e 15 de janeiro, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo.
Nessa edição, o Projeto Conexão Criativa e Comercial contou com o patrocínio da Swarovski Professional, empresa muito ligada à sustentabilidade desde sua fundação em 1895. A empresa austríaca é pioneira no desenvolvimento de cristais livres de substâncias tóxicas, além de garantir uma cadeia produtiva responsável, como empoderamento de mulheres, parcerias justas, gestão da agua, inovação sustentável e design consciente.
Para o processo de curadoria, a Assintecal contou com a consultoria de Flávina Vanelli e também do grupo de designers associados da ABEST, como Flavia Amadeu, Mariah Rovery, Llas e Gissa Bicalho.
Durante o Inspiramais, os estilistas da ABEST apresentaram suas criações do Projeto Conexão Criativa e Comercial. Confira mais detalhes:
Mariah Rovery
As joias flexíveis da designer Mariah Rovery em parceria com a Seringô resultou peças feitas em látex transformado com sílica de açaí, com a Ratoroi, usando restos de plástico e EVA, e com a Black Purpurim, que trabalha impressão 3D com peças de PLA (amido de milho).
Gissa Bicalho
A designer mineira Gissa Bicalho apresentou bolsa desenvolvida em parceria com a Flor Silva feita em acrílico e trama de piaçava. Também impressionou o colar, brinco e pulseira de acrílico e aplicação de renda irlandesa desenvolvidos em parceria com a Asderen (Associação para o Desenvolvimento de Renda de Divina Pastora), em Sergipe, com a designer Gissa Bicalho, de Belo Horizonte (MG).
“A Gissa Bicalho cria bijuterias e trabalha com acrílico, mas trouxe uma inovação sustentável que é o uso da renda artesanal feita por uma cooperativa do Sergipe chamada Asderen”, conta Flávia Vanelli.
Flavia Amadeu
A designer Flávia Amadeu apresentou com biojoias em látex e cristais Swarovski Professional. A entrada da Swarovski no Conexão Criativa aponta as possibilidades e a interação que uma grande marca pode ter com os pequenos e autorais, inclusive reconhecendo o potencial criativo dos pequenos empreendedores. Uma grande empresa que entra e só tem a somar ao projeto, nos faz avançarmos mais rápido nas soluções em produtos sustentáveis”, diz Flávia Vanelli, que também coordena o projeto.
Llas
No Conexão Criativa e Comercial, as irmãs Lorena e Laura Andrade mostraram dois vestidos longos feitos com tecidos da empresa O Casulo Feliz, de Maringá, que atua na fiação artesanal de seda, tingimentos vegetais e tecelagem manual, seda pura, sustentável e ecológica. Também deram um banho de ouro em detalhes com a CerraD’Ouro.
O Projeto Conexão Criativa e Comercial é realizado pela Assintecal, conta com apoio institucional do SEBRAE, patrocínio: Swarovski Professional e apoio da ABEST.