FÓRUM FASHION REVOLUTION 2020 ABRE INSCRIÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

,

O Fórum Fashion Revolution é a primeira plataforma do Brasil criada exclusivamente para fomentar a pesquisa e o desenvolvimento sustentável na indústria da moda. O objetivo é incentivar os participantes a explorarem os possíveis cenários, desafios e soluções sustentáveis dentro do sistema da moda, através de diferentes abordagens metodológicas e filosóficas para entender a fundo os impactos dos negócios de moda na qualidade de vida das pessoas e do planeta.

De acordo com Dra. Karine Freire, parte do comitê científico do Fórum Fashion Revolution, o Fórum é um espaço rico de troca de saberes: entre a academia e o mercado; entre as práticas de norte a sul do país que possibilita o avanço e fortalece os novos modos de fazer moda.

No Fórum Fashion Revolution de 2018, foram publicados 30 trabalhos, e em sua última edição em 2019, foram publicados 58 trabalhos e 4 ilustrações, que podem ser visualizados na íntegra no ebook disponível para download aqui. Já Em sua terceira edição, o Fórum Fashion Revolution está com inscrições abertas para submissão de trabalhos até o dia 6 de julho, o link de inscrição está disponível aqui. Para artigos, poderão participar não só pesquisadores e acadêmicos, mas também organizações e profissionais do mercado que trabalham com inovação e sustentabilidade na moda. Na categoria ilustração, artistas profissionais e amadores podem enviar seus trabalhos.

Em 2020, o Fashion Revolution está abordando quatro temas: consumo, composição, condições de trabalho e ações coletivas. Esses temas, que aprofundam a narrativa do movimento, nunca se mostraram tão importantes quanto nesse momento de desafios que a pandemia está nos submetendo. Os trabalhos que serão selecionados pelo comitê científico do Fórum, irão contribuir para questionamentos e soluções em torno desses temas chave.

Mais do que nunca precisamos questionar o modelo de consumo o qual a sociedade como um todo está imersa, e quais os impactos que a cultura da descartabilidade têm sobre trabalhadores e o meio ambiente. Mais do que nunca precisamos nos interessar sobre a composição das roupas, e o que isso representa na rotina de todos os trabalhadores que manuseiam químicos diariamente, impactando na sua saúde, e também na saúde do solo e das águas.

As condições de trabalho precárias na indústria da moda, que sempre foram questionadas pelo movimento, se mostram exacerbadas em momentos como esse. Com demissões em massa e reduções de salário, é colocada ainda mais luz sobre a vulnerabilidade das pessoas que fazem nossas roupas. A falta de transparência, que muitas vezes encoberta a falta de responsabilidade das empresas para com seus trabalhadores, cria condições perfeitas para que pessoas sejam negligenciadas em detrimento ao lucro.

O Fashion Revolution acredita que a capacidade de empatia coletiva é fortalecida por nossa experiência global compartilhada, sendo o Fórum uma ferramenta para a produção e disseminação de ideias que ajudam a construir a indústria da moda que queremos. Neste cenário de pandemia e crise socioeconômica, somar vozes e amplificar essa mudança é ainda mais urgente para garantir novos futuros por meio da pesquisa e inovação. Faça parte: inscreva-se e acompanhe!

© Copyright - ABEST
PT