ITM LANÇA O ECOFIO+, FAMÍLIA DE TECIDOS COM FIO RECICLADO E TINGIMENTO COM CORANTES NATURAIS
O forte crescimento do consumo sustentável nos mercados globais tem forte sintonia com o DNA de sustentabilidade da ITM, uma sinergia que pode ser facilmente percebida nas práticas e nos produtos da empresa. Recentemente, a empresa anunciou o seu ingresso na plataforma BCI, aumentando a oferta de produtos com algodão produzido de forma sustentável.
Para a nova coleção, a ITM dá mais um passo importante: lança uma nova família de produtos sustentáveis para o mercado têxtil, o EcoFio+, composta por tecidos feitos com fios reciclados de algodão e tintos com corantes naturais e com redução no uso de recursos em todas as etapas do tingimento.
Os corantes naturais são obtidos pela extração direta dos pigmentos de componentes da Natureza, tendo cada um dos quatro corantes básicos utilizados sua fonte direta; O AMARELO, corante natural de Cúrcuma, produzido à partir da extração do pigmento das raízes de cúrcuma; O CARMIM obtido do pigmento vermelho produzido à partir da Cochonilha, um inseto de origem mexicana; O VERDE, corante natural de clorofila obtido pela extração do pigmento verde da Alfafa; O LARANJA, corante natural de Urucum, obtido pelo tratamento do pigmento extraído a partir da semente de Urucum.
Além disso, o processo de tingimento com corantes naturais consome normalmente; menos energia; menos água, menor quantidade de produtos químicos e auxiliares e também, é executado em menor tempo.
O IGUAÇU é composto por 70%de fios de algodão reciclado, o que resulta em um visual mais rústico. O tecido conta ainda com 30% de fios de poliéster, tem gramatura de 330g/m2 e largura de 1,50m.
O BOCAINA combina 16% de fios de algodão reciclado com 84% de fios de algodão. Essa mistura dá um visual natural e mais leve para o tecido. A gramatura é de 326 g/m2 e largura de 1,52m.