Libertees, uma moda de impacto e transformação social
“Moda como um instrumento de transformação social, proporcionando, às mulheres em privação de liberdade, a oportunidade de ressignificar a própria trajetória e resgatar sua autoestima.”
A marca de moda e negócio social Libertees desenvolvida no Sistema Prisional de Minas Gerais, apresentou a nova coleção no Brasil Eco Fashion Week em Milão, em setembro de 2021.
A Libertees proporciona oficinas de capacitação e unidade de trabalho remunerado para mulheres privadas de liberdade no Sistema Prisional de Minas Gerais.
Impacto Libertees
- 100% de mão-de-obra feminina e carcerária
- 8 mulheres empregadas hoje na confecção dentro da unidade prisional
- 1 funcionária ativa na área administrativa da Libertees que já concluiu sua pena
- 4 mulheres encaminhadas para trabalho em fábricas após ganharem liberdade
Parte das vendas das roupas estampadas será reinvestida em compra de material e oficina de artes da penitenciária
As estampas exclusivas retratam os desenhos e pinturas de mulheres do Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto. “A Libertees traz o conceito de moda com impacto social, revelando o poder das mulheres e, ao mesmo tempo, o potencial de transformar vidas.”
E os materiais do processo expressam a responsabilidade ambiental da marca: tecidos ecológicos, algodão orgânico, garrafa pet e malhas biodegradáveis.
“Apostamos na mão de obra cem por cento carcerária e feminina como solução para um futuro mais justo e colaborativo. Propósito e responsabilidade social fazem parte da nossa essência.”
Segundo a plataforma O Tempo, essa parceria entre a Libertees e o Sistema Prisional de Minas Gerais já resultou em mais de 134 mil horas de profissionalização, quase R$1 milhão em remuneração e mais de 5.500 dias de remissão de pena.
“Uma história construída coletivamente. A Libertees é sobre liberdade, movimento e, principalmente, sobre acreditar.”
Libertees pelo Brasil Eco Fashion Week
A marca apresentou a nova coleção “O Café e suas Flores” no Brasil Eco Fashion Week, dia 25 de setembro, na Milano Fashion Week.
A coleção resgata a memória afetiva mineira, e a flor do café assume o protagonismo como representação do feminino.
“Nela [coleção] evocamos os saberes ancestrais, a força coletiva do trabalho, e, principalmente, à libertação por meio do labor.”
E, em parceria com as diretoras criativas da Libertees, Daniela Queiroga e Marcella Mafra, Gissa Bicalho Brand, marca associada ao Fashion Label Brasil, assinou os acessórios do desfile, a estilista Ana Sudano desenvolveu modelos atemporais, e a sapateira Virginia Barros criou uma linha exclusiva de calçados upcycling para o evento.
“Construímos uma rede de parceiros engajados com a sustentabilidade social e ambiental, desde fornecedores e colaboradores, até os clientes. Nosso objetivo é construir um futuro mais justo para todos.”
Assista o desfile Brasil Eco Fashion Week no link: youtu.be/LZ9B7XGz0b
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