POST RETROSPECTIVA 2024

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BALANÇO FASHION

2024

ApexBrasil + Abest + Fashion Label Brasil

Por Juliana Lopes (*)

Quando olhamos para as manifestações de moda de países lendários do setor sabemos que são referências históricas. Mas hoje podemos sentir, e constatar, mais do que nunca, que o Brasil já traz uma realidade de mercado de moda muito além do que seria um nicho. Não somos apenas um traço de memória tropical que funciona em algumas linguagens. Temos estrutura, matéria-prima, design, desenvolvimento, serviços e uma imagem de moda que ganha corpo a cada estação. O Brasil quer ser Brasil – como França é França, Itália é Itália. Nossos 26 estados, e o Distrito Federal, se movimentam para ter cara própria. Queremos a projeção internacional, mas os pés estão no local – a luz, a paleta de cores, o movimento dos tecidos, o acting nas passarelas, os aromas das lojas, o jeito de atender, o styling tão fluido e tudo o que é Made in Brazil. O gosto do melhor lifestyle brasileiro. 

A moda existe porque existe vontade de fazê-la existir. Com política, economia, cultura e criatividade para trazer negócios e oportunidades neste mercado global.

Em 2024 a Abest, ApexBrasil e Fashion Label Brasil juntaram estratégia, recursos e influência para apoiar a moda do Brasil nos principais hotspots em 2024. É o que mostramos na nossa retrospectiva:

  • Mais divulgação e apoio na Feira Cabana!

Apoiamos desde 2014 as marcas brasileiras que participam da feira Cabana, em Miami Beach, que acontece atualmente duas vezes ao ano. Foram 28 apoios em duas feiras esse ano.

Para aumentar a divulgação, oferecemos na edição de janeiro carrinhos de golfe como transfer entre hotéis, a feira Cabana e outros hot spots do momento, aumentando o fluxo de visitantes, não é demais?

O Cabana acontece em Miami Beach desde 2013, nos meses de janeiro e junho, paralelo à feira Swimshow, durante a semana de moda de Miami. O evento pertence ao Grupo Atrium, que além de organizador de feiras também possui lojas multimarcas no mercado americano, focadas em moda praia e resort premium.

  • Apoiamos 15 marcas brasileiras na Who’s Next Paris

A feira Who’s Next Paris é desde a década de 90 uma referência imprescindível da indústria da moda internacional. As melhores marcas do mundo estão lá, e as brasileiras também! 

A cada edição o evento recebe aproximadamente 45.000 visitantes, entre compradores, varejistas, multimarcas, lojas de departamento de luxo, agentes, jornalistas, escritórios de compras, agências de tendência, estilistas e autoridades.

  • Apoiamos 11 marcas brasileiras na vanguarda da White Milano

Na paralela da badalada semana de moda de Milão, a White é famosa por lançar novos nomes da moda internacional. A curadoria da feira traz marcas sustentáveis, maisons estabelecidas, designers experimentais e startups de nova geração. E estávamos lá!

  • Lançamos novos capítulos do Podcast da Fashion Label Brasil 

Gravamos 3 novos episódios do podcast trazendo temas relevantes da moda brasileira como sustentabilidade e inovações do setor. Convidamos figuras influentes internacionais da moda, especialistas da indústria, buyers, designers e líderes de opinião. Já envolvemos 27 marcas brasileiras até agora como Lenny Niemeyer, Catarina Mina, Yukio, Arcas, Bear,Triya, WeOui, Sui Generis, Silvia Schaefer, Maria  Pavan, Room, Lis Fiaschi, Oitici, Manolita, Bold Strap, Lavish, Ana de Jour, Sy&Vie, Dotz, Parioca, Kenner, House of Amem, Empress, Agua de Coco, Patu, Bárbara Müller e Naisha Cardoso. Nosso objetivo é gerar cada vez mais network e relevância na moda brasileira. 

  • Projeto Comprador Norte & Nordeste

Nos últimos 20 anos a Abest por meio do Fashion Label Brasil, Projeto desenvolvido em parceria com a ApexBrasil, convida grupos de compradores internacionais de renomadas boutiques e multimarcas para visitar os principais showrooms do Brasil. Neste ano de 2024, seguindo as diretrizes do governo, o foco foi valorizar a cultura local do Norte e do Nordeste do Brasil. O circuito focou em Fortaleza e Belém, trazendo marcas das capitais e arredores. Ao todo participaram 20 marcas e 3 delas eram do Sudeste, que se deslocaram para participar!

  • Desfiles em Paris, Milão, Nova York, Miami e São Paulo

Passamos pelo circuito mais importante das capitais de moda internacionais. 

A Amem desfilou em Milão e Nova York. Sylvie desfilou em Milão e Paris. Sinesia Karol em Miami, e diversas marcas brasileiras incríveis que desfilaram em São Paulo ao longo do ano.

  • Participamos da feira Silmo Paris com a Lapima

O Brasil também oferece marca da indústria óptica de luxo e podemos provar. Sem dever nada para as europeias e americanas, a marca Lapima levou design de luxo e qualidade artesanal autoral para a maior feira de artigos ópticos do mundo. 

  • Apoiamos 12 marcas na feira Splash Paris

 Uma das feiras mais procuradas do momento, a Splash, que acontece em Paris, é voltada para o segmento premium de moda praia e resort. Com curadoria criteriosa, o evento acontece em dois momentos especiais: em junho, antes da temporada de vendas de moda praia, e final de setembro, sempre na Semana de Moda de Paris. Nestes períodos há maior fluxo de visitação de compradores de grandes lojas de departamento mundiais, por isso os players mais importantes da moda estão sempre por lá.

  • Première Classe Paris: oito marcas apoiadas! 

A feira Première Classe, que acontece desde 1989 em Paris é considerada a feira mais importante do mundo para o segmento de acessórios de moda: ,bolsas, calçados, jóias, semi jóias, adornos e vestuário. Acontece duas vezes por ano durante a Semana de Moda de Paris, no Jardin des Tuileries, e traz centenas de expositores de diversos países. É passagem obrigatória para compradores de renomadas lojas de departamentos e boutiques: por isso não perdemos a oportunidade de levar as marcas brasileiras para lá.

Fiquem de olho nas nossas redes pois em 2025 tem mais!

(*) Juliana Lopes é jornalista de Moda especializada em cobertura internacional. Durante 8 anos foi correspondente em Milão e cobriu os principais desfiles das semanas de Moda de Paris e Milão. Foi pesquisadora de tendência de mercado do Use Fashion nas feiras de matéria prima italiana. Escreveu para os principais veículos de moda como Harper’s Bazaar Brasil, FFW, Vogue Brasil e Elle Brasil. É editora do IG da Fashion Label Brasil e escreve para o site da Abest Brasil. 

(@j.u.lopes). 

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