Rhodia e grupo de empresas lançam novo conceito de calçado sustentável e confortável

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A Rhodia (Grupo Solvay) e um grupo de empresas apresentaram durante o Inspiramais 2021 o primeiro protótipo de um calçado que utiliza materiais sustentáveis em todas as suas partes. Esse projeto marca a entrada do fio têxtil Amni® Soul Cycle, poliamida têxtil biodegradável reciclada, no setor de calçados.

Amni® Soul Cycle é reciclada a partir de resíduo têxtil industrial (pré-consumo), regenerada e transformada novamente em fio têxtil. O desenvolvimento desse produto tem o objetivo de incrementar e promover a economia circular no setor têxtil/calçadista.

O projeto envolve outra matéria-prima da Rhodia importante para a produção de poliuretano destinado ao setor de solados e entressolas de calçados.  Trata-se do ácido adípico, cujo processo produtivo é comprometido com a sustentabilidade e pioneiro no abatimento de emissões de gases de efeito estufa e se tornou uma referência mundial no setor. 

“Em nossa unidade industrial para abatimento de gases de efeito estufa em Paulínia, eliminamos por ano 5,3 milhões de toneladas de CO2 o equivalente a retirar de circulação 1,2 milhão de veículos e as emissões estão muito abaixo dos maiores players mundiais, informa Marlise Margaritelli, da área de Intermediários de Poliamida do Grupo Solvay.

O protótipo do calçado foi desenvolvido em parceria com design do estúdio Top Shoes Brasil, que utilizou o fio Amni® Soul Cycle da Rhodia, aplicados à técnica Knit, processo novo de tecelagem 3D, que faz parte da indústria 4.0. Esta técnica reduz processos, permitindo que entre o fio e saia o cabedal pronto, resultando em redução de lead time e o uso de outros recursos. 

“O projeto trabalha diversos pilares de sustentabilidade em parceria com os principais fornecedores do segmento calçadista. O que a Top Shoes Brasil vem fazendo é unir as indústrias que estão com esse foco de mudança para juntos alcançarmos um resultado efetivo em prol de um mundo sustentável”, diz Gustavo Dal Pizzol, CEO da Top Shoes Brasil.

Segundo Mayra Montel, o projeto colaborativo incorporou outras novidades. “Desenvolvemos um protótipo de calçado sem gênero e que pode ser ‘customizado’ pelo usuário. Também adotamos um conceito 360º, que vai desde a ideia inicial do calçado até a instalação de displays para pontos de venda quando esse produto alcançar a fase comercial”, afirmou.

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