Como a produção de vestuário mudará após o coronavírus

Reprodução: Forbes.com
Por Aslaug Magnusdottir

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Se existe uma hora boa para a moda se reinventar, é agora. A indústria foi duramente atingida pela pandemia de COVID-19. Bilhões de dólares em pedidos de roupas feitos com fabricantes de todo o mundo foram cancelados. Os principais varejistas com lojas físicas fecharam. As vendas on-line caíram cerca de 30% a 40% nos EUA. A maioria das empresas de moda provavelmente sofrerá dificuldades financeiras nos próximos meses. Muitos não vão sobreviver. 

O chamado “cisne negro”, o COVID-19, expôs uma fraqueza fundamental no sistema de moda tradicional: combinar a oferta com a demanda. Os líderes da indústria sabem há muito tempo que a maneira antiga de fazer as coisas – ou seja, fabricar itens sazonalmente no exterior sem nenhum feedback prévio dos clientes e, meses depois, esperar que esses itens sejam vendidos em lojas de varejo em todo o mundo – não funciona. A superprodução da indústria é executada em níveis incríveis de 30 a 40% a cada temporada. Para um setor de negócios com receita anual global de US $ 2,5 trilhões, a moda está pronta para uma revisão de como ela produz e em que quantidades. 

O sistema de moda tradicional não é apenas um desperdício financeiro, é também muito prejudicial ao meio ambiente. De acordo com o 2019 Global Wellness Trends Report, a moda é o segundo pior agressor do mundo em termos de poluição da água. Também é responsável por aproximadamente 10% de todas as emissões de carbono. O preço da beleza no planeta é alto e real.

Assim, enquanto o mundo fica em pausa durante essa crise do COVID-19, existe uma rara oportunidade para o mundo da moda repensar como faz as coisas, financeira e ambientalmente. Isso certamente se aplica aos principais players, as fashion houses que controlam grande parte da cadeia de valor da indústria. Mas isso também se aplica a novos participantes: inovadores e disruptores que podem achar o momento perfeito para agitar as coisas e melhorar seu status quo. 

Um número crescente de especialistas do setor acredita que a fabricação rápida e sob demanda é uma parte importante do próximo normal na moda. 

Uma dessas pessoas é Kirby Best, CEO da OnPoint Manufacturing, com sede em Florence, no Alabama, EUA. Tendo construído uma carreira na indústria editorial, aperfeiçoando a produção sob demanda de livros, Kirby, há uma década, decidiu aplicar seus aprendizados à indústria de vestuário. Ele criou uma empresa de tecnologia e fabricação que permite que as marcas de moda tragam produtos sob demanda ao mercado de forma rápida e econômica. 

“Ao usar um modelo sob demanda, nossos clientes não precisam mais pedir centenas de itens que eles talvez nunca venderão. Com a fabricação sob demanda, não há estoque, desperdício de tecido e armazenamento ”, afirma Kirby. 

A produção sob demanda é mais econômica e sustentável. O desperdício na indústria é galopante e caro. A produção sob demanda permite que as marcas de roupa reduzam suas necessidades iniciais de caixa e minimizem o excesso de estoque.

É também mais lógico. Enquanto a fabricação tradicional de roupas é realizada semanas ou meses antes das vendas – às vezes só outro lado do mundo, sem nenhuma garantia de que o produto será vendido no varejo – a demanda é rápida e precisa: o produto só é feito depois que a venda é reservada e ela pode ser enviada em questão de dias. Para as marcas, isso significa que não há inventário caro restante para enviar ao aterro no final de cada temporada – uma vitória para os resultados financeiros e para o meio ambiente.

Mas a fabricação rápida e sob demanda será transformadora para o setor? O investimento necessário em equipamentos e habilidades de “corte e costura” é proibitivamente caro e complexo? 

Segundo Kirby Best, o desafio é mais uma mudança de mentalidade do que o investimento em tecnologia e mão-de-obra. Ele acredita que é apenas uma questão de tempo: “Mudança requer paciência.” 

Quando o conceito de sob demanda chegou pela primeira vez no setor de publicação de livros, os editores inicialmente resistiram ao modelo. Agora eles a adotaram amplamente ao lado da impressão offset tradicional (de longo prazo). “Eu acredito que o mesmo acontecerá na indústria da moda. E acredito que as pressões do COVID-19 vão acelerar essa mudança. ”

Local X Global 
A produção sob demanda é mais eficiente se a fabricação for feita perto do consumidor final. Isso permite que as marcas vendam on-line e entreguem aos clientes dentro de dias sem manter o estoque. Por exemplo, com sua localização no Alabama, o OnPoint pode receber um pedido e levá-lo à porta do cliente em qualquer lugar dos EUA em um ou dois dias.

Mas enquanto uma grande parte da fabricação de roupas é feita no exterior, o COVID-19 também destacou os benefícios das marcas fabricadas localmente, mesmo sob um modelo tradicional (ou seja, não sob demanda).

Pierre Mallevays, sócio-gerente da Savigny Partners, uma empresa de fusões e aquisições focada no setor de luxo, observa que “o modelo de cadeia de suprimentos global existente deixou muitos altos e baixos durante o tempo da COVID devido a fechamentos de fábricas e atrasos no transporte internacional”.

A produção local e o armazenamento de estoque resolveriam, portanto, o gargalo incapacitante causado por uma crise como uma pandemia. No entanto, fabricar localmente e manter estoque é apenas uma solução se houver demanda pelo produto – reforçando a necessidade de o setor corresponder melhor à oferta e à demanda.

A lógica mais comumente justificada pela indústria para a fabricação no exterior é a vantagem de custo. Kirby acha que essa lógica é falha, citando a Ásia como um exemplo de local de fabricação em que o setor subestimou a base geral de custos: “Quando você olha apenas para o custo de fabricação por unidade, está apenas vendo parte do cenário. Você também deve considerar outros fatores, como armazenamento, remessa e os riscos associados ao valor do tempo. Quando tudo isso é levado em consideração, não tenho certeza se o custo de fabricação na Ásia é realmente mais baixo. O COVID-19 colocou tudo isso em foco. ” A fabricação, de acordo com Kirby Best, acabará retornando para mais perto do consumidor, para ser realizada em um mercado perto de onde ele mora.

No entanto, alguns especialistas do setor temem que uma mudança em direção à produção apenas local prejudique o setor de outras maneiras, incluindo a perda de habilidades e técnicas especializadas de uma força de trabalho global que depende de seu fornecimento.

Bibhu Mohapatra, fashion designer baseado em Nova York, destaca o perigo de abandonar a produção no exterior: “Se não pensarmos globalmente, certas habilidades e ofícios vão morrer, como os bordados que saem da Índia”. Ele também aponta para o impacto humano de uma mudança dramática da produção global: “Acredito no apoio às empresas locais, mas precisamos manter um equilíbrio. Não podemos deixar as pessoas para trás. Como criativo, tenho a responsabilidade de prestar atenção aos artesãos que apoiam meu negócio desde o início. ”

Portanto, embora um retorno à produção local seja um cenário provável para a indústria, parece que essa mudança precisa ocorrer com cuidado e consideração ou pode causar mais problemas do que resolver. Uma mistura equilibrada de fabricação global e local é, talvez, o melhor caminho a seguir.

O fim das temporadas de moda 
Os líderes da indústria concordam cada vez mais que as marcas que aderem às temporadas da moda – ou seja, a apresentação de um número fixo de coleções a cada ano, de acordo com um cronograma definido – faz cada vez menos sentido. Essa tradição pode levar marcas e varejistas a ficarem presos a grandes quantidades de estoque que não são vendidos. Como a fabricação para seguir esse cronograma é feita com meses de antecedência, qualquer problema ao longo do caminho pode prejudicar o sucesso de todo um modelo de negócios.

O caso em questão é a situação atual do COVID-19: devido ao acentuado declínio repentino na demanda do consumidor, muitas marcas e varejistas estão sentados em uma enorme pilha excedente de roupas da coleção primavera/verão 2020. Esse inventário perderá a maior parte de seu valor nos próximos dois meses e será removido das lojas de varejo com preços cheios até o final do verão. 

De acordo com Pierre Mallevays, essa abordagem antiquada da venda está pronta para mudar: “É provável que as marcas procurem reduzir a sazonalidade em favor de uma faixa repetível e central de produtos, enquanto se concentram em seu território e ponto de diferença. Os tamanhos das coleções podem ser reduzidos. ”

Bibhu Mohapatra concorda, observando que ele e muitos de seus amigos designers estão repensando sua abordagem às coleções sazonais: “Os consumidores estão frustrados. As mulheres vão a uma loja de departamentos no verão para procurar um maiô e não encontram nada. Tudo o que existe é mercadoria de outono ”. Consequentemente, Bibhu está inclinado a produzir uma diversidade menor de produtos a cada mês: “Eu não acho que importará muito mais seguir o cronograma tradicional”.

Ambientalmente, uma mudança “sem estação” é muito melhor, pois reduz a noção de que qualquer coleção tem uma vida útil curta que deve ser substituída pela novidade da próxima temporada – o que leva a que mais roupas sejam produzidas e desperdiçadas. Qual o impacto dessa mudança sobre a criatividade da moda e como os fashion designers criam ainda precisam ser estudados. 

O consumidor primeiro 
Um aspecto positivo para o surto atual é o crescimento geral das compras de moda on-line. Os consumidores que anteriormente só compravam roupas em lojas físicas começaram a comprar on-line pela primeira vez. Marcas que não desenvolveram seus recursos de e-commerce agora o estão fazendo isso. Os relacionamentos diretos entre marcas e clientes estão sendo promovidos como nunca antes.

“A tendência de se tornar mais digital cria um diálogo melhor e mais direto entre as marcas de moda e seus clientes – e oferece ferramentas para que os fashion designers entendam melhor os gostos e preferências dos compradores”, diz Pierre.

Bibhu ecoa a noção de que o COVID-19 colocou o consumidor diretamente no centro das atenções: “Todos nós fomos forçados a apertar o botão de reset. O sistema antigo não era sustentável. Não podemos mais produzir coisas sem pensar e esperar que o consumo continue. O foco, agora mais do que nunca, precisa estar no consumidor. ”

Ainda não se sabe como essa mudança vai afetar os varejistas multimarcas. Aqueles nos quais uma grande parte de seus negócios já está online estarão claramente em vantagem. “Para os varejistas multimarcas, será mais importante do que nunca justificar seu ponto de diferença, seja por curadoria, localização ou preço”, afirma Pierre Mallevays. 

Por fim, qualquer atenção maior da indústria em um movimento em direção à sustentabilidade é um bom presságio para marcas e consumidores. O interesse do consumidor por moda sustentável tem aumentado, com as pesquisas na Internet por “moda sustentável” triplicando entre 2016 e 2019. Isso se reflete no crescente interesse que os consumidores demonstram na compra de roupas sustentáveis e vintage e no uso de serviços de aluguel de roupas – e cada um deles é mais ecológico do que comprar sazonalmente. Isso também foi demonstrado nos protestos contra o desperdício durante a London Fashion Week, em setembro passado, que receberam um interesse significativo por parte da imprensa. 

Sem dúvida, a pandemia de COVID-19 afetou significativamente a indústria da moda. Como o setor responderá a longo prazo é a primeira questão a ser respondida. As marcas implementarão mudanças como a mudança para produção sob demanda através de empresas locais? Os consumidores exigirão um relacionamento direto mais próximo com as marcas que evitam o excesso de produção e se concentram na sustentabilidade? Se houve um momento para a indústria ponderar com o tempo e o custo de melhorar a si mesma, é agora que a tolerância dos modelos de negócios produtores de resíduos diminuiu e as expectativas para uma ação sustentável orientada e com objetivos claros aumentaram. Até o momento, 2020 foi um ano caótico para os negócios, mas o caos gera oportunidades. 

Indústria da moda, é hora de dar um passo adiante.

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