SENAI CETIQT e Laudes Foundation lançam projeto de Moda Circular

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT) em parceria com a Laudes Foundation lançam o Projeto Moda Circular – o início de um novo ciclo para a Indústria da Moda. Diante de um cenário complexo, com o avanço da pandemia afetando diretamente a indústria da moda, somado a discussão sobre impactos socioambientais, vem acelerando o movimento de transformação do atual sistema linear baseado em extrair, produzir e descartar para um modelo mais justo e sustentável.

O modelo de economia circular surge como uma solução eficaz para substituir o sistema de produção e consumo da indústria da moda que mostra sua exaustão há algum tempo. No entanto, para que isso aconteça, é essencial desenvolver estratégias que fortaleçam o surgimento de diferentes modelos de negócios, a inovação em materiais e processos e o envolvimento entre todos os elos da cadeia de valor, a sociedade civil e as entidades públicas.

Criar condições para que essas soluções sejam desenvolvidas hoje é urgente. Assim o Projeto Moda Circular tem como objetivo promover ações de apoio à transformação de profissionais, empresas e consumidores da indústria da moda através da disseminação de informações, dados, metodologias, processos e práticas dando escala a transição para um modelo circular.

Com a atuação hibrida, parte da jornada de transição conta com conteúdo online, disponível na plataforma Inova Moda Digital, na seção Novas Economias. Dividido em três partes o conteúdo se inicia no Ponto de Partida, difundindo uma visão geral da economia circular, da moda circular, glossário de terminologias sustentáveis e em breve uma avalição de negócios focada na circularidade para apresentar um índice geral de práticas circulares.

Seguido da página Inspire-se, destinado ao compartilhamento de boas práticas, iniciativas e soluções de cases de negócios do Brasil e do mundo. Por último, um convite para colocar a mão na massa, a seção Gire a Moda composta por metodologias e ferramentas identificadas ou desenvolvidas pela equipe do SENAI CETIQT, com base em pesquisas de práticas junto às Redes Circulares.

A iniciativa de Redes Circulares, prevê ações presenciais direcionadas ao aumento da conscientização e conhecimento sobre economia circular entre empresas de diferentes portes e modelos de negócio, permitindo a criação de iniciativas de transição para o setor. Composta por três perfis diferentes, os Nativos circulares que são os modelos de negócios, com base nos princípios da circularidade, o RE-Design que compreende modelos de negócios lineares que buscam melhorar seus processos, otimizar recursos e gerar novos negócios, estimulando a transição para o modelo circular e os Disruptivos que se reunirão para resolver problemas de escalabilidade e promover a implementação do processo de transição do modelo linear para o circular.

© Copyright - ABEST
PT