Conheça a Igual, plataforma de cashback que converte compras em impacto social
A Igual é uma plataforma de cashback social que converte compras em impacto social e conecta marcas, instituições e consumidores. Funciona da seguinte forma: parte do valor das compras feitas nas lojas, e-commerce ou app das marcas parceiras da Igual é revertido em uma moeda social chamada “iguais” e dentro da plataforma realizam, de fato, projetos. Por meio dela os usuários escolhem quais os projetos e causas que irão contribuir.
Criado pelos sócios André Mendes (30 anos), Gabriel Pinheiro (30 anos) e Marcelo Raimondi (45), o aplicativo Igual acaba de ser disponibilizado para download nos sistemas iOS e Android e é totalmente gratuito. Vale destacar que os consumidores não pagam nenhum valor extra em suas compras para receber seus “iguais”. Já fazem parte da plataforma (Lilly Sarti e San Paolo Gelato) e 15 instituições (com 22 projetos): Amigo da Vez, Arcah, Associação Vidança, Filhos da Corrente, Fundação Amor Horizontal, Fundação do Rim, Gastromotiva, Gerando Falcões, Instituto Alicerce, Instituto Apoia, Instituto Protea, Liga Solidária, Migraflix, Vaga Lume e Vocação.
“Cada vez mais as marcas percebem a importância de gerar impacto social. No entanto, muitas delas ainda não sabem muito bem como atuar, e as que já atuam dificilmente envolvem seus consumidores na decisão. Por outro lado, os consumidores usam sua carteira como forma de voto, escolhendo marcas que os representem e que compartilhem dos mesmos princípios e ideais. E, por fim, as instituições não conseguem manter uma relação de longo prazo com marcas e consumidores. Foi justamente pensando em conectar estas frentes que criamos a nossa empresa e somos a primeira da plataforma do Brasil a conectar: marketplace, social cashback e social crowdfunding em um único app”, conta Marcelo Raimondi.
“O nosso objetivo é nos tornar a maior plataforma de geração de impacto social, atuando como um solvente de desigualdade social convertendo compras de produtos e serviços em impacto social. Em nossa estratégia, além de avançarmos para todo o Brasil, temos uma série de novas tecnologias sendo preparadas que tornarão possível alcançar o nosso objetivo”, complementa Gabriel Pinheiro.
O mais recente relatório da Oxfam Brasil relata que o país ocupa a 9.ª posição na classificação das nações mais desiguais do planeta. Mais que políticas públicas para equacionar o problema, os dados exigem da sociedade outro olhar sobre esse cenário, já que o combate à desigualdade é um motor para o desenvolvimento sustentável e inclusivo. “A Igual conecta todos atuando diretamente no reparo da desigualdade social do país e convida a sociedade a participar de forma ativa, inclusive colocando o consumidor no centro da decisão, ao escolher o projeto que irá apoiar. Somos uma startup que desafia o modelo de cashback que conhecemos”, diz André Mendes.